O laser de baixa potência é um dos recursos físicos utilizados nas clínicas de fisioterapia para o tratamento de dor, inflamação, cicatrização e lesões músculo-esqueléticas. Dentre os equipamentos disponíveis, os mais utilizados são os de Hélio-Neônio (HeNe) e o Arseneto de Gálio (AsGa).
O ângulo de incidência para aplicação de laser deve sempre estar localizado sobre à área de aplicação; Fisioterapeuta e paciente devem estar usando proteção ocular específica; Pele do paciente deve sempre estar limpa, sem cremes, óleos, ou mesmo secreções sebáceas; Antes do uso é importante testar a caneta do LASER.
É a aplicação terapêutica de laser em pontos específicos para aliviar dores e inflamações. A técnica também é bastante eficaz na cicatrização e regeneração de tecidos, agindo como um analgésico anti-inflamatório local. A laserterapia pode reduzir a dor de lesões ou patologias como artrose ou edema pós-operatório.
A laserterapia de baixa intensidade (LTBI) ou baixa potência (reativo) é um termo genérico que define a aplicação terapêutica de lasers e diodos superluminosos monocromáticos, com potência relativamente baixa, para o tratamento de feridas abertas, lesões de tecidos moles, processos inflamatórios e dores associadas a ...
Laserterapia é um tratamento com feixe eletromagnético que incide sobre uma área do corpo para fins terapêuticos.
Os efeitos benéficos da laserterapia de baixa potência são: efeito proliferativo, pois aumenta à neo angiogênese, síntese de fibroblastos, colágenos e adenosina trifosfato; efeito fibrinolítico que facilita a fibrinólise; efeito anti-edematogênico, pois facilita o retorno venoso e linfático; efeito antiflamatório, ...
o ILIB comprovam a eficiência do método no tratamento das patologias isquêmicas, através dos seguintes efeitos biológicos.
O aparelho de terapia ILIB serve para fisioterapeutas, médicos e dentistas. Somente esses profissionais podem usar a técnica ILIB.
Protocolo ILIB: Aplicar o laser vermelho por 30 minutos na artéria radial pelo menos 1 vez por semana. Esta técnica pode ser aplicada de 1 a 3 vez por semana de acordo com o quadro clínico do paciente.
Pressione o botão esquerdo da peça de mão para selecionar a técnica Ilib (IL) ou laserterapia (R). Se a laserte- rapia for selecionada, o usuário deve escolher a energia a ser irradiada, por meio do botão direito. Os valores são indicados no display.
Somente os óculos fornecidos pela DMC deverão ser utilizados com o equipamento. Nunca olhe diretamente para a luz laser emitida e principalmente não direcione a mesma sobre qualquer pessoa, a não ser a que estiver sob tratamento. Superfícies brilhantes podem refletir a luz laser em direção aos olhos.
O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais. Cada sessão consiste na aplicação local da luz Laser, sem nenhum desconforto ao paciente, com duração de aproximadamente 30 minutos.
O tratamento para micose de unha com laser, chamado de terapia fotodinâmica, utiliza o corante azul de metileno, que depois de aquecido pelo laser terapêutico vermelho é capaz de eliminar o fungo da micose e promover o crescimento da unha.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose). Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.
Micose ou pano branco Como tirar: Nesse caso, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área a ser tratada é muito grande, envolvendo todas as costas, pode ser necessário tomar um antifúngico oral, como Fluconazol, sob indicação médica.