A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
Resposta. A arte é uma forma de expressão cultural. Ela ensina (expõe) conceitos, ideologias, como também, ensina a própria natureza humana (a expressão artística apresenta característica, traços antropológicos, humanos).
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Arte-educação, ensino de arte ou educação artística é uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.
Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.
Assim, afirma-se que a Arte no ensino fundamental poderá ser disseminada através de diferentes modalidades como artes visuais, danças, teatros e músicas, evidenciando uma perspectiva estética e artística, sendo possível produzir trabalhos que deverão valorizar a história e a cultura da sociedade.
Os Temas e os Géneros Artísticos
Resposta: Quatro áreas específicas: artes visuais, dança, música e teatro.
A arte é um elemento muito significativo no processo do desenvolvimento humano, sendo esta intrínseca ao ser. ... A arte possui quatro expressões, quais sejam: artes visuais, música, dança e teatro. E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.
Sendo assim, o presente artigo destaca cinco tipos de linguagens nas artes visuais que são utilizadas com as crianças no cotidiano escolar. São elas: desenho, pintura, modelagem, recorte/colagem e mídia (informática).
O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista. E as críticas em: Libertadora, Libertária e Histórico -Crítica.
Duas grandes tendências se alternam na história da arte: NATURALISMO, que parte da representação do mundo visível. ABSTRACIONISMO, que não nos remete a objetos ou figuras conhecidas, preferindo as linhas, cores e planos. ... Na sociedade contemporânea, é a própria cultura que decide qual objeto é arte e qual não é.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Dessa forma, os resultados apontaram que o ensino de arte no Brasil possui três grandes tendências conceituais, que, didaticamente, classificamos em: (1) Ensino de Arte Pré-Modernista; (2) Ensino de Arte Modernista; e (3) Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno.
Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.
Ensino da Arte no Brasil São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. ... 1960 As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino.
Na Arte, o termo tendência tem a ver com o significado mais amplo da palavra moda. ... A tendência se estende aos parâmetros das linguagens artísticas, como: cores, texturas, timbres, vestuário, passos de dança, materiais, rimas, ritmos entre outros.
Desenho passou a ser qualquer suporte, inclusive no espaço, e a gravura, arte para ser multiplicada, hoje também se faz com a tiragem de uma cópia, tornando-se assim, obra única. Tudo, enfim, virou conceito nas novas linguagens. ... De um lado, expressão ou expressividade que o artista precisa usar.
As obras de arte eram consideradas artefatos fabricados com um propósito. A essa época, a obra era apreciada em razão da eficiência técnica nela demonstrada e também pela apreciação moral ou social dos seus efeitos, já que era considerada como um artefato que atendia a um determinado interesse1.
Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. ... Ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática.
Na composição aberta, os elementos da imagem não se limitam nas extremidades. Vão além, pois a característica é não ter moldura. Isso direciona o olhar para dentro da imagem e fica mais fácil saber o que acontece fora. Claro que em algumas situações até uma imagem 'emoldurada' pode fazer uso da composição aberta.
São objetos que condensam ações, relações, emoções e sentidos, porque é através dos artefatos que as pessoas agem, se relacionam, se produzem e existem no mundo5.
Arte Indígena