Um dos heróis mais aclamados dos quadrinhos não passaria despercebido pela indústria dos jogos de videogame. Assim foi com o Homem-Aranha, popular desde o gibi até as telonas, passando pelos video games em consoles da Atari, Sega, Nintendo, Sony e muitos outros.
Um dos candidatos ao jogo de Homem-Aranha mais divertido desta lista é Spider-Man: Friend or Foe. O jogo traz uma proposta um pouco mais fora da caixinha e oferece visuais em low-poly em uma abordagem mais cartunesca da franquia.
Apesar do precário renome de seus desenvolvedores, o jogo até consegue se mostrar como uma experiência agradável no portátil da Nintendo. Ele também traz a primeira aparição do mais icônico “antagonista” do Homem-Aranha: Venom!
Seguindo também o hype e sucesso do segundo filme, Spider-Man 2 surge novamente na sexta geração de consoles com algumas surpresas. Agora temos parte do próprio elenco do filme sendo retratado no jogo, contando até mesmo com a dublagem de atores !
O grande diferencial do jogo é retratar a cidade de Nova Iorque com grande fidelidade e capricho na IA dos habitantes, contribuindo ainda mais com o quesito imersivo do jogo.
Como é um jogo de Game Boy Advanced, muitas das funcionalidades do jogo de PlayStation 1 não estavam disponíveis. Mas apesar disso, o sistema de combate divertido que misturava socos e chutes com golpes de teia é divertido e ainda apresenta algumas melhorias que podem ser encontradas durante as fases do jogo.
Ele segue sendo baseado na duologia de filmes da Sony Pictures e segue, também, a recepção abaixo do esperado. Algumas análises apontam bugs e problemas de perfomance, além de uma narrativa pouco cativante e combates pouco aprimorados.
Venom/Spider-Man: Separation Anxiety, foi lançado em 1995 para Super Nintendo e Mega Driver, e trazia um beat n’ up simples, onde os jogadores avançavam e enfrentam inimigos até o fim da fase. Ele adapta a saga dos quadrinhos de mesmo nome, e seu principal destaque era o fato de ser possível controlar Venom.
Spider-Man: Return of the Sinister Six é um jogo lançado para o NES e Master System em 1992 que se inspira no arco dos quadrinhos do mesmo nome. O jogo acompanha o Homem-Aranha por 6 fases, cada uma enfrentando um membro do grupo de vilões - Electro, Homem de Areia, Mysterio, Abutre, Duende Verde e Doutor Octopus.
O jogo trazia exatamente as mesmas ideias do antecessor e no geral não foi muito bem visto. Entre as criativas estavam os diversos bugs, a história desinteressante e os gráficos que não faziam jus à nova geração de consoles.
Os melhores jogos do Homem-Aranha representam alguns dos melhores jogos de super-heróis, sem falar nos melhores jogos da Marvel. O estudante do ensino médio que virou um herói mascarado apareceu em muitos games cheios de ação nas últimas décadas, dominando como um dos membros mais amados do MCU. Naturalmente, algumas dessas aventuras são melhores que outras. Muitos de nós temos boas lembranças de inicializar nosso PS2 para Spider-Man 2, enquanto o Marvel Snap é uma maneira mais rápida e fácil de interagir com Peter Parker e companhia fora de um jogo principal.
O jogo ainda oferece animações bem fluídas, rips de imagens realistas e boa variedade de inimigos. Talvez seu principal defeito seja a duração de jogatina, podendo tranquilamente ser fechado em menos de meia horinha.
É verdade que algumas escolhas de Spider-Man: Web of Shadows são bem questionáveis. Principalmente, quando a cidade é tomada pelos simbiontes bizarros que servem apenas como inimigos genéricos — além de questões relacionadas à história.
“Exclusivão” do Super Nintendo, The Amazing Spider-Man: Lethal Foes é um jogo consideravelmente desconhecido do Homem Aranha — isto porque o jogo foi lançado apenas no Japão. Uma pena, porque o jogo tem os sprites mais bonitos entre os jogos lançados até então, contando ainda com uma mecânica de uso de teia que também é a mais caprichada de seu tempo.
Spider-Man: The Sinister Six é um jogo lançado para PC em 1996 e traz uma das experiências mais únicas do personagem e também a pior. Ele é um point n’ click que coloca o jogador para resolver alguns quebra cabeças e enfrentar os conhecidos vilões do herói.
Com uma das introduções mais simbólicas na biblioteca de jogos do Homem-Aranha, Spider-Man: Web of Shadows oferece uma das mais interessantes narrativas já feitas em um jogo de herói. O jogo retrata uma ameaça interna com relação a influência do simbionte negro, cabendo ao jogador tomar decisões que afetam no curso da história.