Qual o exame que detecta doença celaca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A doença celíaca é diagnosticada, exclusivamente, por meio de exames de sangue e biópsia do intestino delgado. Para a realização da biópsia, o médico especialista solicita inicialmente uma endoscopia digestiva, para que ele consiga observar o estado da mucosa do intestino e ver também a situação de inflamação do órgão.
Como é feito o diagnóstico da doença celíaca?
O diagnóstico inclui exame de sangue, que verifica a presença de anticorpos específicos do problema. Mas, sozinho, esse teste não é suficiente. Para confirmar a detecção, o gastroenterologista prescreve a biópsia do intestino delgado. Essa é a única maneira de flagrar com certeza a doença celíaca.
Como investigar doença celíaca?
Exames de sangue ajudam na triagem da doença celíaca Os exames utilizados para triagem são os anticorpos Antitransglutaminase tecidual IgA (anti-TTG) ou Antiendomísio IgA, que são específicos para doença celíaca. É preciso apenas um deles, não é necessário solicitar os dois.
Qual a diferença entre doença celíaca e intolerância ao glúten?
Os dois primeiros quadros (doença celíaca e alergia) são secundários ao glúten, já na intolerância o problema não é necessariamente o glúten, e sim o trigo. Por esse motivo, não se sabe exatamente se o vilão da história é a proteína presente no trigo (glúten) ou até mesmo o carboidrato encontrado nesse alimento.