Qual O Efeito Colateral De DECADRON?

Qual o efeito colateral de DECADRON

A dexametasona é um corticoide com potente ação anti-inflamatória, muito utilizada para tratar diferentes tipos de alergias ou problemas inflamatórios do corpo, como artrite reumatoide, asma grave ou urticária, por exemplo.

Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico. A dosagem e o tempo de tratamento são baseados em sua condição médica e resposta à terapia. Seu médico pode tentar reduzir sua dose lentamente, de tempos em tempos, para minimizar os efeitos colaterais.

Como usar

Concluiu-se que crianças com faringite moderada a grave tiveram início mais precoce do alívio da dor e menor tempo de dor de garganta quando administrada dexametasona oral.

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Mecanismo de Ação

Mecanismo de Ação

Decadron está disponível como um comprimido oral, solução oral ou colírio. Também está disponível como uma solução injetável (Decadron injetável), que é dada apenas por um profissional de saúde.

Entre os efeitos colaterais, é possível citar o ganho de peso, muitas vezes por causa da retenção de líquidos e do aumento do apetite, sendo que essas também são as possíveis reações ao uso do medicamento. Entram na lista ainda o aumento do nível de açúcar no sangue, pressão alta, osteoporose, irregularidades menstruais, língua ou lábios inchados, alterações de humor, fraqueza nos músculos, úlcera intestinal ou estomacal, dificuldade de cicatrizar feridas e até mesmo convulsões.

Resultados de Eficácia

O uso prolongado dos corticosteroides pode produzir catarata subcapsular posterior (opacidade na parte superior do cristalino), glaucoma (aumento da pressão intraocular) com possível lesão dos nervos ópticos e estimular o estabelecimento de infecções oculares secundárias devidas a fungos ou vírus.

Informe seu médico imediatamente se você desenvolver cansaço incomum e extremo ou perda de peso. Se você estiver usando este medicamento por um longo tempo, carregue um cartão de aviso ou uma pulseira de identificação médica que identifique seu uso desta medicação.

Qual a ação da substância do Decadron (Dexametasona)?

<div class=

Qual a ação da substância do Decadron (Dexametasona)?" title="
Qual a ação da substância do Decadron (Dexametasona)?" />

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com dexametasona são retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva, alcalose com diminuição de potássio no sangue, aumento da pressão arterial, fraqueza muscular, perda de massa muscular, osteoporose, fragilidade nos ossos, problemas gastrointestinais, atraso na cicatrização de feridas, fragilidade da pele, acne, manchas vermelhas na pele, hematomas, suor excessivo e dermatite, urticária ou angioedema.

Qual a composição do Decadron?

Os glicocorticóides naturais (hidrocortisona e cortisona), que também possuem propriedades de retenção de sal, são utilizados como terapia de reposição nos estados de deficiência adrenocortical. Seus análogos sintéticos, incluindo a dexametasona, são usados principalmente por seus efeitos anti-inflamatórios potentes em distúrbios de muitos órgãos.

Caso pare de tomar Decadron após terapia prolongada,você poderá experimentar sintomas de dependência incluindo febre, dor muscular, dor nas articulações e desconforto geral.

Quais cuidados devo ter ao usar o Decadron?

Não tome vacinas de imunizações ou faça exames cutâneos, a menos que seja especificamente dirigido por seu médico. As vacinas vivas podem causar complicações graves (por exemplo, infecção) se administradas enquanto estiver tomando este medicamento. Evite o contato com pessoas que receberam recentemente vacina oral contra a pólio ou vacina contra a gripe inalada pelo nariz.

Embora sua atividade anti-inflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico (das substâncias eletrolíticas como os sais do organismo) é leve.

Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.

Contraindicações

Exclusivo Elixir: Deve-se utilizar a menor dose possível de corticosteroides para controlar afecção em tratamento e, quando possível a redução posológica, esta deve ser gradual. Alguns efeitos adversos relatados com o uso de Decadron podem afetar a capacidade de alguns pacientes de conduzir veículos ou operar máquinas. Este medicamento contém álcool etílico.

Com o objetivo de avaliar a eficácia da dexametasona oral, crianças de 5 a 18 anos com faringite moderada a grave (odinofagia ou disfagia, eritema faringeal moderado a grave ou inchaço), foram randomizadas em um estudo clínico prospectivo, duplo-cego, placebo controlado, para determinar a eficácia de uma dose única oral de dexametasona na redução da dor associada à faringite.

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Advertências e Precauções

Advertências e Precauções

Fenitoína, fenobarbital, rifampicina

Alguns dos efeitos colaterais de Decadron podem incluir retenção de líquidos, ganho de peso, pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, aumento da necessidade de tomar medicamentos para diabetes, osteoporose, aumento do apetite, menstruação irregular, demora na cicatrização de feridas, doenças na pele, inchaço dos lábios ou língua, convulsões, distúrbios psíquicos como alterações no humor, aumento da sensibilidade a infecções, fraqueza muscular e úlcera gastrintestinal.

Qual a função do medicamento DECADRON?

Este medicamento é destinado ao tratamento de condições nas quais os efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores (diminuição da atividade de defesa do organismo) dos corticosteroides (classe medicamentosa da dexametasona) são desejados, incluindo distúrbios reumáticos/artríticos, cutâneos, oculares, glandulares, ...

O que causa DECADRON?

Os eventos adversos mais comuns de DECADRON comprimidos/elixir são retenção hídrica, ganho de peso, desequilíbrios eletrolíticos, pressão alta, altos níveis de açúcar 1 no sangue 2 , aumento da necessidade de medicamentos para diabetes 3, osteoporose 4 (os ossos ficam frágeis), aumento do apetite, irregularidades ...

Quanto tempo o DECADRON faz efeito?

O tempo médio estimado para início da ação depois que você receber Decadron injetável para o tratamento de reações alérgicas por via intramuscular, é de 8 a 24 horas.

Quantos dias posso tomar Decadron?

Para maior exatidão dar 0,5 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.

Para que serve a injeção Decadronal?

Decadron injetável é recomendado para o tratamento auxiliar do choque, quando se necessitam altas doses (farmacológicas) de corticosteroides como, por exemplo, no choque grave de origem hemorrágica, traumática ou cirúrgica.

Quanto tempo posso tomar DECADRON?

Para maior exatidão dar 0,5 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.

Quantos dias posso tomar DECADRON 4mg?

Há longo prazo o corticoide realmente pode gerar alterações com ganho de peso, inchaço e até alterações de pressão e açúcar no sangue. Mas no uso curto, até 1 semana, não há esses problemas.

Quantas vezes devo tomar o DECADRON?

Dar 2,0 mg de DECADRON por via oral a cada 6 horas, durante 48 horas.