De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.
Percepção. Clareza. Lucidez. Todos os termos mencionados são apontados como sinônimos para conhecimento.
De acordo com o dicionário, o termo discernimento significa a capacidade de avaliar ou julgar.
Discernimento (lat., discernere discernir, "separar", "dividir", "decidir"; lat., -mentum -mento, "meio", "instrumento") é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas.
32 sinônimos de discernimento para 4 sentidos da palavra discernimento: Bom senso: 1 cordura, circunspecção, bom senso, discrição, critério, razoabilidade, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, sensatez, senso, siso, tento, tino.
1 Ação ou efeito de refletir(-se); repercussão. 2 Filos Ato de pensar o próprio pensamento; ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tendo como objeto seu próprio ato. 3 Observação atenta e profunda, oral ou escrita, sobre alguma coisa, resultado de intensa meditação e entendimento.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Uma reflexão do plano euclidiano é uma simetria ortogonal em relação a uma reta (reta vetorial, quando se tratar de um plano vetorial euclidiano). Portanto, uma reflexão constitui uma simetria axial ortogonal. ... As reflexões, como todas as simetrias, são transformações involutivas.
Movimento de rotação. ... A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.
A translação é o termo usado para "mover" formas, sendo necessárias duas especificações: a direção (que pode ser medida em graus) e a magnitude (que pode ser medida em alguma unidade de comprimento).
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo).
O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios. ... Eles influenciam dinâmicas climáticas, alterações de marés, estações do ano, consequências de dias e noites, e outras inúmeras atividades ligadas à vida na Terra.
Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites. Se observarmos a Terra do espaço sobre a região do Polo Norte, verificaremos que ela gira no sentido anti-horário, ou seja, no sentido contrário ao qual giram os ponteiros do nosso relógio.
A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento. ... Já na primavera e no outono, os dias e as noites têm igual duração. Isso é possível devido ao eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol.
A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol. ... Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita.
O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. ... O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra. Translação da Terra.
O dia é o período de tempo que o Sol ilumina a sua cidade, o seu Estado e o seu país. A noite é o período de tempo que fica escura a sua cidade, o seu Estado e o seu país, porque o Sol está iluminando outra parte do planeta Terra.
A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. ...
A Lua é o objeto mais comum observado no céu noturno.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.
Vénus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível....Vénus (planeta)