EQST

Qual O Conceito De Interculturalidade?

Qual é o conceito de interculturalidade?

É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...

O que é a interculturalidade na educação?

A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

Quando surgiu o conceito de interculturalidade?

A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.

Qual a diferença entre os conceitos multiculturalidade e interculturalidade?

enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...

Como pode ser visto a interculturalidade?

A interculturalidade enfoca a necessidade do diálogo, da vontade de inter-relação e não de dominação. ... Por não haver comunicação perfeita, nem entre interlocutores de uma mesma cultura, mesmo que um diálogo não resulte em acordos, são raros os motivos para se perder a confiança.

Qual a origem da interculturalidade no espaço escolar?

Segundo Candau (2000) a origem dessa corrente pedagógica pode ser situada aproximadamente a trinta anos atrás, nos Estados Unidos, a partir de movimentos de pressão e reivindicação de algumas minorias étnico-cuturais, principalmente os negros. Já na América Latina, esta abordagem surge referida às populações indígenas.

Como promover a interculturalidade?

Para pôr em prática os preceitos da educação intercultural, o/a professor/a precisará acolher as diversas culturas que se expressam nas instituições escolares; precisará acolher as histórias de vida, as crenças, os valores e a experiência de alunos/as e aprender a lidar com as diferenças e os conflitos.

Qual o conceito de diversidade cultural e interculturalidade?

O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.

Quais são as principais características do multiculturalismo?

O multiculturalismo é conhecido como um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. ... Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.

Qual o conceito de multiculturalismo *?

O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. ... Esta ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.

Quais os 3 tipos de multiculturalismo que tendem a interculturalidade?

Candau (2012) apresenta três sentidos distintos de multiculturalismo: 1) assimilacionista; 2) diferencialista e 3) interativo. O primeiro é aquele que reconhece a não existência do direito à diferença: as ações políticas visam inserir todos na cultura hegemônica sem, contudo, mudar as estruturas da sociedade.

O que é necessário para que a interculturalidade ocorra?

A interculturalidade enfoca a necessidade do diálogo, da vontade de inter-relação e não de dominação. ... Um diálogo cujas regras, como sugere Raimon Panikkar, não podem ser firmadas unilateralmente e nem a priori, mas que devem ser estabelecidas no decorrer do mesmo.

Qual a importância da interculturalidade curricular?

A abordagem intercultural permite ao negociador perceber o indivíduo como alguém cujas qualidades e características devem ser descobertas, evitando-se, assim, os pré-julgamentos. A comunicação intercultural busca o respeito ao indivíduo e aos direitos humanos, uma base democrática para a interação social [11].

Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?

A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.