Um dos principais aspectos positivos nos ciclos biogeoquímicos está relacionado a práticas de agricultura que promovam o equilíbrio dos ecossistemas, principalmente com a presença de controle biológico, a fim de se manter a biodiversidade.
Por meio de certas atividades, como a agropecuária, o homem consegue alterar a dinâmica natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo. Além disso, a poluição, extração de minerais e a produção de energia podem afetar a ciclagem dos elementos.
Verificado por especialistas Podemos aponta que atua quando os microorganismo por um fator anormal para de mineralizar afeta as plantas que por sua vez deixa de produzir biomassa e assim diminui a sua oferta para a porção herbívora, sendo assim causando um efeito domino nas especies carnívoras.
O homem vem interferindo principalmente no ciclo do carbono, causando mais Co2 na atmosfera com a emissão de gases poluentes. Alem da matança na biodiversidade diretamente(caçando e desmatando) ou indiretamente(transgênicos), causando danos a vários ciclos naturais.
-Morte de árvores,animais e pessoas em massa. -Desmatamentos. -Construção de prédios em cidades ,pelo aquecimento do concreto e modificação do clima e também de aquecimento de vias assoalticas. ... -Erosão e morte dos rios.
Os ciclos biogeoquímicos são processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de elementos químicos no meio. Esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela litosfera, biosfera, atmosfera e hidrosfera.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Desequilíbrio ambiental é toda alteração (seja ela intencional ou não) provocada na natureza e que reflete de forma negativa para os sistemas ecológicos.
Porém, o desequilíbrio ecológico pode ser resultante de atividades humanas desordenadas como: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas ciliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, sobrepesca (captura excessiva de peixes muito ...
Apesar de estar associado aos fenômenos ambientais citados acima, as principais causas do desequilíbrio ecológico estão relacionadas às atividades humanas, como poluição atmosférica, desmatamento, captura de espécies para comércio, efeito estufa, exploração demográfica, entre outros processos relacionados com o consumo ...
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
Como diminuir os impactos ambientais na lavoura?
Resposta. sim . Pois a modernização está muito util então ,tudo que for entercalado por modernizacão poder ocorrer riscos e bens.
Listamos a seguir alguns dos possíveis efeitos da agropecuária sobre o meio ambiente: Poluição dos solos e da água: o uso de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do solo e pesticidas (os chamados agrotóxicos), contamina água e solo.
A agricultura é plantação de plantas com o intuito de alimentar os seres humanos os animais domésticos, e para as plantas crescerem elas precisam de água, logo o ciclo da água afeta diretamente, por isso é importante ter um sistema de armazenamento de água.
Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Explicação: Pois a irrigação que é a prática de manutenção para produção em grande demanda é que consome mais água.
A agricultura promoveu mudanças importantes como: um rápido crescimento populacional, aumento da expectativa de vida, alimentação mais balanceada e saudável, permitiu o estabelecimento fixo de comunidades, comércio e etc.
Resposta. Resposta: mais oportunidades de trabalho, melhores salários,emprego (forma de se manter)e uma renda.
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. ... Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.