Qual O Agente Da Coqueluche?

Qual o agente da coqueluche

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria (Bordetella Pertussis). Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte.

(Tosse Comprida)

Testes específicos com anticorpos fluorescentes em amostras de nasofaringe fazem diagnóstico preciso de coqueluche, mas não são tão sensíveis quanto a cultura. Sorologias de fase aguda e convalescente pareadas podem ser úteis.

Conhecida desde 1500, ela é causada por uma bactéria, a Bordetella pertussis, que acomete o epitélio ciliado do trato respiratório e provoca sintomas variados de uma tosse prolongada até tosse paroxística de intensidade variável e com duração de várias semanas. O acesso de tosse pode ser seguido de vômitos e/ou por uma inspiração profunda que dá origem ao “guincho” característico.

(Coqueluche)

(Coqueluche)

Coqueluche em uma criança, com respiração pesada. A coqueluche provoca tosse paroxística; somente cerca de metade dos pacientes desenvolve tosse convulsa clássica. Nesse registro, a criança tosse sem inspirar até que tenha esvaziado os pulmões, então respira com uma tosse convulsa. A respiração pesada é causada pela adução das pregas vocais durante a inspiração.

Hemorragia no cérebro, nos olhos, na pele e nas mucosas pode resultar de paroxismos intensos e de consequente anoxia. Hemorragia cerebral, edema cerebral e encefalite tóxica podem resultar em paralisia espástica, deficit intelectual ou outros distúrbios neurológicos.

Tem tropismo pelo epitélio ciliado respiratório. A transmissão da doença ocorre durante os acessos de tosse, quando as gotículas eliminadas pelo doente são inspiradas pelos contatos suscetíveis. Nos indivíduos que não fazem uso de antibiótico, o período de transmissão inicia-se 5 dias após o contato e prolonga-se por 3 semanas após o início da tosse paroxística, podendo chegar a 6 semanas nos menores de 6 meses.

Tratamento para coqueluche

O tratamento da coqueluche é feito basicamente com antibióticos, que devem ser prescritos por um médico especialista, conforme cada caso. É importante procurar uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados, assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas. As crianças, quando diagnosticadas com coqueluche, frequentemente ficam internadas, tendo em vista que os sintomas nelas são mais severos e podem provocar a morte. 

Essa doença é mais comum de acontecer em crianças com menos de 6 meses que não foram vacinadas, mas também pode surgir em crianças, adolescentes e adultos que não possuem o esquema vacinal completo.

A coqueluche é uma infecção respiratória que pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum e mais provável de ser fatal em crianças, particularmente recém-nascidos < 6 meses.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

A fase catarral com sintomas de Infecção das vias respiratórias superiores é seguida por uma fase paroxística com episódios repetidos de tosse rápida e consecutivos, seguida por inspiração profunda apressada (a respiração ofegante).

É importante que na presença de sinais e sintoma de coqueluche o médico seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que tem como objetivo promover a eliminação da bactéria, aliviar os sintomas, prevenir complicações e evitar a transmissão, sendo recomendado para isso o uso de antibióticos.

Como acontece a transmissão

Coqueluche em um adulto, com respiração pesada. Nesse registro, o paciente tosse sem inspirar até que tenha esvaziado os pulmões, então respira com uma tosse convulsa. A respiração pesada é causada pela adução das pregas vocais durante a inspiração.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Esses pacientes desprotegidos podem adoecer; além disso, adolescentes e adultos desprotegidos são um reservatório importante de B. pertussis e são, portanto, muitas vezes fonte de infecção para os recém-nascidos desprotegidos < 1 ano (que tiveram o maior aumento na incidência anual e a maior taxa de letalidade). Além disso, a virulência das cepas epidêmicas pode estar aumentando.

Diagnóstico

A contagem de leucócitos geralmente permanece entre 15.000 e 20.000/mcL (15 and 20 × 109/L), mas pode ser normal ou chegar a 60.000/mcL (60 × 109/L), geralmente com 60 a 80% de linfócitos pequenos.

A prevenção da coqueluche é feita por meio da vacina contra difteria, tétano e coqueluche, conhecida como DTPA, cujas doses devem ser administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 e 18 meses. As pessoas que não tenham sido imunizadas corretamente podem tomar a vacina na vida adulta, inclusive grávidas. Veja como funciona a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche.

Saiba mais

As espécies de Bordetella compartilham um grau elevado de homologia de DNA entre os genes de virulência. Apenas a B. pertussis expressa a toxina pertussis (TP), a proteína de maior virulência, e tem como único reservatório natural os seres humanos.

Hospitalização com isolamento respiratório é recomendada para lactentes gravemente enfermos. O isolamento é mantido até que os antibióticos tenham sido administrados durante 5 dias.

O que a coqueluche pode causar?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca.

Como se chama a doença infecciosa e contagiosa que acomete o aparelho respiratório e evolui em três fases catarral paroxística é convalescença?

A Coqueluche evolui em três fases sucessivas: Fase catarral – inicia com manifestações respiratórias e sintomas leves (febre pouco intensa ou ausente, mal-estar geral, coriza e tosse seca) e dura de 1 a 2 semanas.

Como é causada a coqueluche?

A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.

Como é feito o diagnóstico da coqueluche?

A coqueluche geralmente afeta crianças e adolescentes. Sintomas brandos semelhantes aos do resfriado são seguidos por intensas crises de tosse e recuperação gradual. O diagnóstico se baseia na tosse característica da coqueluche e no exame do muco do nariz e da garganta.

O que é fase catarral?

Fase catarral (1 a 2 semanas): possui manifestações respiratórias iniciais acompanhadas de sintomas leves caracterizadas por: febre pouco intensa, mal-estar geral, coriza e tosse seca. É a fase mais infectante.