Resposta. A OTAN queria garantir a existencia do capitalismo na Europa Ocidental dirigida pelos EUA e o Pacto de Varsovia tinha objetivos semelhantes ao Pacto de Varsovia porem, ele era dirigido pela URSS. Tudo que os EUA fazia a URSS tambem queria fazer e vice versa !
Eurásia. Organização do Tratado de Segurança Coletiva, formado em 1992 logo após o colapso da União Soviética, seus membros são: Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Coreia do Sul e Estados Unidos entraram em uma aliança militar após a Guerra da Coreia.
Canadá, EUA, Islândia, Noruega, Dinamarca, Alemanha Ocidental, Turquia, Grécia, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França e Portugal.
Fundada em 1949, a Aliança tinha doze membros fundadores: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.
Atualmente os objetivos da organização são: Garantir a segurança do bloco contra as operações de pirataria, guerras civis e terrorismo; Inibir o máximo a proliferação de armas de destruição em massa. A OTAN se tornou a principal aliança militar no planeta Terra.
Criada no contexto da Guerra Fria, em 1949, essa organização tem como um de seus pilares garantir a segurança de seus países-membros, que pode ocorrer de forma diplomática ou com o uso de forças militares. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan (que, em inglês, é NATO: North Atlantic Treaty Organization), é uma instituição militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria e que, basicamente, representava um tratado de defesa mútua entre os seus países-membros.
Hoje em dia, com o fim da ameaça comunista, a OTAN se converteu em um organismo expansionista, com vistas a garantir os interesses econômicos das nações membros ao redor do mundo.
OTAN é a sigla para Organização do Tratado Atlântico do Norte , sua principal função é fornecer orientação e aconselhamento sobre política e estratégia militar. Além de proteger seus aliados de um perigo externo com força militar.
OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.
Em inglês, a sigla MNNA é comumente usada para se referir a essa designação, e representa o termo "Major Non-Nato Ally". A Otan é uma aliança político-militar entre Estados Unidos, Canadá e países europeus e serve, principalmente, para defesa coletiva dos Estados-membros.
A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear.
Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Otan = organização do tratado atlântico norte. Foi uma aliança, logo após a guerra fria, em que era composto pelos países capitalistas, tipo uma ajuda mútua. Pacto de Varsovia= foi um combinado em 1955 entre a união soviética e os países socialistas, como uma ajuda mútua também.
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado entre a URSS e outros países de influência comunista em 1955. ... Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar firmado em 14 de maio de 1955, estabelecendo uma aliança entre os países socialistas do leste europeu (Hungria, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia e Polônia) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Em 31 de março de 1991, foi extinto o Pacto de Varsóvia, fundado em 1955 pela União Soviética e seus satélites, em contraposição à Otan e em resposta à inserção da Alemanha em alianças militares ocidentais. As estruturas militares da aliança militar do Leste Europeu deixaram de existir no dia 31 de março de 1991.
Como se percebe, a principal preocupação do Pacto de Varsóvia foi de organizar militarmente os países do Bloco Leste Europeu, com o intuito de intimidar os membros da OTAN e evitar uma guerra catastrófica entre membros das duas alianças.
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: * Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a Otan. ... Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental. Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram basicamente garantir o contra-ataque no caso de investidas violentas por parte dos países integrantes da OTAN, e ainda proteger seus países aliados no caso de ataques, promovendo um sistema de cooperação mútua, no caso de que algum de seus aliados fosse atingido pelos países ...
Criação da OTAN O principal objetivo que motivou a criação da organização foi impedir que os países do bloco socialista atingissem os países que faziam parte do bloco socialista. ... Em oposição à criação da OTAN os países do bloco socialista e a União Soviética criaram o Pacto de Varsóvia.
Resposta. Resposta: logo após o fim da Segunda Guerra – a Organização do Tratado do Atlântico Norte foi uma aliança militar intergovernamental entre os países da América do norte e Europa ocidental.
Após o fim da Guerra Fria, a OTAN, considerada ao mesmo tempo uma aliança militar e uma agência de segurança regional, começa a participar de operações militares fora dos territórios de seus membros e em missões não motivadas pela segurança coletiva destes.
Nesse mundo pós-Guerra fria, surge uma famosa polêmica: mundo monopolar ou multipolar. ... Para a maioria dos intelectuais, a ordem pós-Guerra fria é multipolar, tomando como referencial o fator econômico, enfatizando três grandes centros de poder: EUA, Japão e União Europeia.
As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria.