Poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer.
Formas de exercício do poder
As formas de exercício do poder são numerosas, todavia é possível destacar três formas predominantes: o poder econômico, o poder ideológico e o poder político.
Na teoria weberiana sobre a organização da sociedade, é simples a diferença entre o poder e a dominação. Esses dois elementos são como dois polos de uma mesma concepção: o poder é uma espécie de emissão, enquanto a dominação é uma espécie de recepção.
De acordo com as ideias de Weber, a dominação racional legal é aquela realizada pelo Estado, sociedade e empresas. ... De certo modo, a dominação considerada racional é baseada em normas que definem uma hierarquia na relação entre as pessoas. Em uma empresa, por exemplo, o vendedor é subordinado ao gerente.
Resposta. O fundamento para o exercício deste instrumento é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular que dá à administração posição de supremacia sobre os administrados.
Poder social é a habilidade potencial ou capacidade de um indivíduo (o agente) influenciar uma ou mais pessoas (o alvo), de forma comunicativa, harmônica ou mesmo coercitiva. ... O poder social seria, então, o potencial para tal influência.
"A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de suainfluência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter coragem nem inteligência avantajada. ... Mas com a autoridade isso não ocorre. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada.
8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos
Como Melhorar sua Autoridade em 10 Passos Simples