A argila verde é uma das argilas mais famosas. Sendo muito associada à pele oleosa, ela é uma argila para espinha e para cravo e, por isso, é muito utilizada nas rotinas de skin care. Isso porque a argila verde é ideal para proporcionar os seguintes benefícios:
Para peles normal, seca ou madura é recomendado o uso da argila amarela, que poderá aumentar a elasticidade do tecido.
A pele pode ficar um pouco avermelhada após a aplicação da máscara, o que é normal devido o aumento da circulação sanguínea na região. Lembrando que para maior segurança e eficácia nos cuidados, é preciso buscar orientação profissional.
Crianças, gestantes e idosos devem utilizar argila branca somente com orientação de um dermatologista, porque possuem peles mais delicadas. Especialmente em caso de diabetes, deve-se ter cuidado devido ao risco de lesões na pele com o uso da argila.
A argila roxa é indicada para o uso em peles com linhas de expressão e rugas, por ter ação hidratante e revigorante, ela pode auxiliar na diminuição de sinais de idade da pele.
Você sabia que existem máscaras faciais feitas com vários tipos de argila e que cada uma possui seus benefícios próprios? É um tratamento natural, barato e que faz muito bem para a saúde da pele.
O uso da argila traz muitos benefícios, sendo comumente usada na pele e cabelos. As suas propriedades variam conforme o tipo e em virtude de seus componentes e fonte de extração.
Em caso de dúvidas sobre o uso de argila branca na pele, é recomendado consultar um dermatologista, que é o médico mais indicado para orientar quanto aos cuidados que se deve ter com qualquer tipo de pele.
É indicada para peles sensíveis e desidratadas, pois age de forma cicatrizante e suavizante, hidratando sem agredir a pele ou entupir poros. E pode ser usada no rosto, corpo e cabelo, contando com a mesma ação umectante para os fios.
Além disso, não é recomendado aplicar a argila branca diretamente sobre feridas abertas, devendo-se usar a pasta somente ao redor do ferimento para auxiliar na cicatrização.
A argila preta deve ser usada com cautela em peles oleosas — ou seja, sem exageros, pois retira grande quantidade de oleosidade da derme, podendo causar efeito rebote.
Sueli Szterling também dá suas recomendações no uso da argila. "Comece lavando o rosto com sabonete próprio, em seguida tonifique. Em um recipiente, misture uma colher de sopa de argila com água mineral, hidrolatos ou florais. Também é possível acrescentar óleos essenciais, se quiser. Vá misturando aos poucos até que ela atinja a textura de pasta, sendo possível passar com um pincel ou com os dedos. Deixe agir até começar a secar", explica.
Devido sua capacidade de regular a oleosidade da pele, a argila verde é especialmente indicada para peles oleosas e/ou com acne. Conheça os principais tipos de pele e como cuidar.
O efeito antisséptico da argila marrom vai te surpreender! Ela é um dos melhores tipos de argila para quem procura um tratamento natural para cravos e espinhas. Além disso, ela tem um incrível efeito rejuvenescedor e de hidratação, o que a torna ideal para peles maduras.
E por falar em cuidado, você sabia que é possível suavizar olheiras com 7 passos bem simples no dia a dia? Confira nosso conteúdo para saber mais e amenizar esse incômodo.
Constituída a partir da mistura entre as argilas marrom e rosa, possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele. A máscara é perfeita para peles maduras, sensíveis e secas.
As argilas que promovem o rejuvenescimento da pele são a argila amarela, preta, vermelha. Isso porque contém silício, alumínio, óxido de cobre e óxido de ferro, minerais que podem auxiliar na construção de colágeno, aumentando a elasticidade e renovando células da pele.
A argila branca apresenta um pH próximo ao da pele e, por isso, é mais suave em comparação a outros tipos de argila, sendo normalmente indicada para peles mais sensíveis e desidratadas. Saiba qual o seu tipo de pele e como cuidar.
+ Boost de nutrientes: os benefícios da água do Mar Morto para pele
Dessa maneira, ela é uma argila para espinha, principalmente, porque proporciona benefícios fundamentais para acalmar a pele e reduzir inflamações, como as acnes. Além dessas vantagens, a argila branca também:
Um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa pode ser feito em casa com limão, óleo de amêndoas, fubá e açúcar. O açúcar e o fubá irão retirar a camada mais superficial da pele, o óleo irá ajudar a hidratar e o suco de limão vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da pele, deixando-a limpa e fresca.
Como tirar oleosidade da pele: 5 dicas para evitar que o rosto fique oleoso
Um ótimo hidratante caseiro para pele oleosa pode ser feito com iogurte e cenoura, pois a vitamina A presente na cenoura vai prevenir a formação de rugas e espinhas frequentes na pele oleosa e o iogurte proteger e regenerar a pele. 3 colheres de sopa de iogurte natural; Meia cenoura ralada.