Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.
Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento.
Direito Ambiental é o conjunto de regras escritas que disciplinam as relações entre o homem e a natureza, com o objetivo de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Um estudo publicado na revista Nature em 2019 revela que somente duas horas por semana de contato com a natureza podem promover um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhorar o humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. ... Os recursos com tais características são: florestas, água e solo.
Estar rodeado pela natureza reduz os níveis de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), além de diminuir também a pressão arterial.
A natureza de Deus é identificada com mais frequência pelos atributos que não possuem nada em comum com a natureza do ser humano. Ele existe por si mesmo, não dependendo de outro ser. Ele é a fonte de origem de tudo, tanto em criar, como também em sustentar a criação.
O que significa Natureza na Bíblia? Deus é o criador de todas as coisas, e nos deixou a natureza e tudo que nela há para que pudéssemos usufruir. As plantas, animais, os mares, rios, terras, tudo fruto da criação D´Ele, como um presente para nós.