A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país.
Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:
Recentemente inaugurado pelo governo federal o Parque Eólico Geribatu localizado no município de Santa Vitória do Palmar, conta com 129 aerogeradores, tem capacidade para gerar 258 MW de potência e atende mais de 1,5 milhão de habitantes.
Resposta. pois ela ocupa uma grande area e nao sao qualquer area que podem ser ultilizadas (precisa ser area muitos ventiladas) e produzem nao muita energia quanto as outras fontes de energia.
energia hidroelétrica
Pode ser obtida em locais diversificados da Terra, desde que sejam implantadas as instalações adequadas. Ela é obtida através do movimento de massas de ar (vento) que é captado por hélices ligadas a geradores. A velocidade de rotação das hélices, conectadas a um gerador de eletricidade, gera energia.
No Nordeste do Brasil, as condições favoráveis do vento, levaram a geração de energia por fonte eólica a bater recordes nos últimos anos. Por isso, podemos dizer que, hoje, o Nordeste é movido pelo vento! Dos 619 parques eólicos instalados no país, 523 estão localizados nesta região.
A geração de energia eólica é predominante nas regiões Nordeste (541 parques) e Sul do País (95 parques). Nas demais regiões brasileiras, há apenas mais um parque no Rio de Janeiro. ... Deste total, cerca de 87% concentra-se no Nordeste, totalizando 13,8 GW de potência instalada, somente nessa região.
Resposta. porque é no litoral, onde o vento é mas presente, por conta da brisa do mar. porque, ela é adequada para a regiao nordeste, por ter o nordeste uma das maiores riquezas, naturais, o vento.
O que grande parte do público desconhece é a causa da constância desses ventos. ... Isso explica o porque da costa nordestina ser uma região climatologicamente ventosa e favorável a produção de energia eólica. Os ventos alísios sopram diariamente nos trópicos, sendo mais intensos no hemisfério de inverno.
O ar sempre se desloca de zonas de maior pressão para zonas de menor pressão. Como a terra aumenta sua temperatura mais rapidamente que a água, de dia temos uma maior temperatura no continente em relação a água do mar. Sendo assim, temos uma zona de maior pressão no oceano e menor pressão no continente.
Além de parques eólicos, a principal fonte de energia na região nordeste vem de usinas hidrelétricas (BORBA et al., 2011). Segundo Andrade et al. (2012), 97% da produção de energia do Nordeste provem das usinas Hidrelétricas.
Os ventos típicos deste mês começarão a ficar cada vez mais evidentes! Somos influenciados por sistemas de alta pressão (anti-ciclone subtropical) com centro em alto mar que costuma se intensificar nessa época do ano e assim amplia sua área de influência sobre o continente Sul-Americano.
Agosto
“Nos meses de julho a outubro temos os melhores ventos do ano, mais unidirecional, ou seja, com pouquíssima variação da sua direção. Isso é muito importante para a geração eólica pois, cada vez que o vento muda o curso, o aerogerador precisa se ajustar, o que diminui a sua eficiência.
Por que está ventando? O aumento do vento está relacionado com a nova frente fria que avança sobre o centro-sul do Brasil. O ciclone extratropical e a massa de ar polar desta frente fria geram grandes diferenças de pressão atmosférica e de temperatura que aceleram o movimento o ar.
O vento é a deslocação de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se.
Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Resposta. Sensação térmica ou temperatura aparente é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. ... Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere à pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso ocorre a sensação de frio.
A região sul é a mais fria do Brasil porque é a região mais distante da linha do Equador. O planeta Terra é dividido em diferentes zonas térmicas, sendo a zona onde se localiza a linha do Equador a mais quente porque a incidência dos raios solares nessa área é maior durante todo o ano.