O ideal é que metade do prato contenha alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como verduras e legumes. A outra metade deve ser dividida entre proteínas e carboidratos, sendo cerca de 25% cada um. Quanto mais colorido e variado for o prato, melhor.
Então por exemplo, se uma pessoa precisa ingerir 2000 calorias por dia, pelo menos 1000 a 1200 calorias precisam ser provenientes de carboidratos. Cada grama de carboidrato corresponde a 4 calorias. Então, a quantidade em gramas de carboidratos diária para essa pessoa varia entre 250g e 300g.
O consumo diário de carnes vermelhas aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, podendo haver alteração no funcionamento do coração, aumento do colesterol, aterosclerose e pressão alta.
Ao longo da última década, diversos estudos relacionaram o consumo de carne vermelha em excesso ao aumento dos riscos de doenças do coração, como infarto e insuficiência cardíaca, e de câncer, principalmente de intestino.
“Além de predispor à obesidade, ao excesso de peso, todas as evidências apontam que o uso de carnes, exatamente, carne com gordura traz riscos à saúde, especialmente, em relação às doenças cardiovasculares, em relação ao diabetes e vários tipos de câncer.”
1 - Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.
Quer parar de comer carne? Veja algumas dicas aqui
8 alimentos ricos em proteína para substituir a carne