Qual a origem da artria Tireidea superior? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Contexto: O suprimento arterial principal para a glândula tireoide provém das artérias tireoideas superior e inferior, que têm origem na artéria carótida externa e no tronco tireocervical, respectivamente.
Qual artéria ramo mais importante da artéria Tireóidea superior?
A artéria tireóidea superior é uma artéria do pescoço que irriga a tireoide....Mais 3 linhas
Onde nasce a artéria Tireoidea inferior?
A artéria tireóidea inferior é um ramo do tronco tireocervical, oriundo da artéria subclávia. As porções irrigadas por ela são: tireóide, porção cervical do esôfago e laringe, por exemplo.
Qual a origem da artéria maxilar?
A artéria maxilar, a maior dos dois ramos terminais da artéria carótida externa, surge atrás do pescoço e da mandíbula, e é no princípio envolvida na substância da glândula parótida; passa adiante entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular, e então corre, superficial ou fundamente ao músculo pteriogóide ...
Quais os ramos colaterais da artéria maxilar?
Ramos incluem:
Artéria auricular profunda.
Artéria timpânica anterior.
Artéria meníngea média.
Artéria alveolar inferior só se ramifica antes de entrar no forame mandibular.
Artéria meníngea acessória.
Onde desemboca a veia Tireoidea inferior?
A tireoidea inferior acessória pode desembocar na jugular interna ou descer como a tireoidea inferior para afluir à veia anônima. A veia tireoidea inferior não segue a artéria homônima. Com sua homônima do lado oposto dirige-se diretamente para baixo, na frente da traquéia, para desembocar na veia anônima.
Onde fica a artéria lingual?
Artéria lingual profunda. Este é o ramo terminal da artéria lingual. Este vaso sanguíneo está localizado sob a língua e fornece sangue ao corpo e à ponta da língua.
Quais ramos da artéria lingual irrigam a língua?
A língua dos vertebrados recebe suprimento sanguíneo oriundo das artérias linguais e sublinguais, sendo que a artéria lingual, em ungulados, pode originar-se tanto da artéria carótida comum como da artéria carótida externa (LESBRE, 1923; DULZETTO, 1968; GETTY, 1981; SCHALLER, 1999; BERNARDINO JÚNIOR et al., 2003; SILVA ...