Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.
Endomarketing é um conjunto de iniciativas destinadas ao público interno da empresa, ou seja, aos seus colaboradores. Por ter como foco o atendimento aos desejos e necessidades dos trabalhadores, também é chamado de marketing interno.
O termo marketing interno é utilizado porque, na maioria das empresas, quem faz essa comunicação é seu departamento de marketing. ... Já no endomarketing, o público interno é tratado como cliente interno, que deve ser persuadido a acreditar na marca.
Uma ação de endomarketing pode ser dividida em três pilares:
O primeiro tipo de marketing é o marketing interno (também conhecido como endomarketing), e este é o processo realizado da empresa para os funcionários. ... O segundo tipo de marketing é o marketing externo, o mais tradicional, aquele realizado da empresa para os clientes, chamado aqui de marketing externo.
Como dissemos, o Marketing de Relacionamento visa muito mais do que aumentar vendas. Por isso, ele não se limita a apenas conquistar clientes, mas sim novos fãs. Contudo, isso é uma via de mão dupla: para alcançar esse resultado, é preciso oferecer algo único, que seu cliente não pode obter um nenhum outro lugar.
Para ficar mais claro, o público interno é aquele que faz parte da empresa, como seus colaboradores; o público externo diz respeito a todos os grupos que não fazem parte da empresa, mas que são de seu interesse, como clientes, fornecedores, a sociedade; e, finalmente, o público misto é aquele que tem ligações com a ...
A chamada comunicação interna se refere ao relacionamento entre o público interno de uma organização: seus colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados. ... A comunicação externa, por outro lado, é direcionada para clientes, consumidores, concorrentes, governo e sociedade em geral.
Os clientes internos são os colaboradores da empresa, são as pessoas que fazem as engrenagens do negócio funcionar. Esses clientes prestam serviços uns para os outros dentro da organização. Já os clientes externos não fazem parte do quadro de funcionários da empresa.
Dicas de como manter um bom clima organizacional
Os elementos que compõem o comportamento organizacional são: Necessidade e Motivação, Comunicação, Liderança, Cultura e Clima Organizacional. ... Motivação é um tema que sempre despertou muito interesse dado a sua relação com o comprometimento, o reconhecimento e as recompensas.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos
Quando existe um bom clima organizacional as pessoas trabalham mais satisfeitas, seu rendimento atende as expectativas da empresa, o ambiente favorece satisfação nas necessidades pessoais e profissionais, no entanto, quando esse clima é tenso, torna os colaboradores preocupados, insatisfeitos, provocando preocupação, ...
Desta definição de clima organizacional, já notamos duas características marcantes:
O clima organizacional é o conjunto de percepções e sentimentos que os profissionais têm em relação ao trabalho. Ele é fundamental para a produtividade e a manutenção da qualidade dos processos.
A importância do clima organizacional é que ao investir positivamente nele, a empresa lucra em produção, engajamento, criatividade, motivação e retenção dos talentos, reduzindo o turnover, retrabalhos, absenteísmo e conflitos internos. ... Um bom ambiente interno não é favorável somente aos profissionais e à empresa.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
Manter um bom clima organizacional é vital para qualquer empresa. Afinal, ele influencia a produtividade, as relações interpessoais, o nível de satisfação da equipe e ainda afeta a saúde dos colaboradores.
São inúmeros os benefícios obtidos através da aplicação destes conceitos de gestão do clima organizacional, podemos citar o alinhamento estratégico, com ações assertivas, nos processos e procedimentos técnicos, sinergia, melhora no tráfego de informações, necessidades de treinamento, feedback, foco no cliente interno e ...
quanta coisa escuto com relação aos processos e procedimentos que uma organização tem (ou não) e que nem sempre facilitam o desempenho de colaboradores. ...
Importante para autoconhecimento É importante que antes do cliente externo acreditar no potencial de sua empresa, os clientes internos, que seriam os funcionários e envolvidos com a organização, acreditem e depositem sua confiança não só nos serviços, mas também na política que esta segue.
As três áreas do comportamento organizacional, isto é, sistema organizacional, grupo e pessoas, possuem variáveis independentes e dependentes do comportamento organizacional, além de produzirem, ainda, variáveis intermediárias nessa relação sistêmica.
Basicamente, existem dois níveis de comportamento organizacional: o individual e o coletivo. Entenda melhor como funciona cada um desses níveis.