O sistema energético da maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, é baseado em combustíveis fósseis — petróleo, em primeiro lugar, seguido de gás e carvão. ... Em contrapartida, o consumo de combustível fóssil caiu 1,8% e a geração hidrelétrica, 0,8%.
MATRIZ ENERGÉTICA EUROPEIA: As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são: gás e petróleo: a exploração e a produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar do Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a principal produtora.
Resposta. Resposta: Nas renováveis, a eólica contribuiu com 11%, a hídrica com 10%, a biomassa com 6% e a solar com 4%. A União Europeia tem metas globais para a percentagem de renováveis que devem entrar no consumo final de energia e todos os Estados-membros devem contribuir para as alcançar.
Resposta:Depois da descoberta da energia elétrica, usar carvão se tornou caro e ineficiente, além do carvão ser um grande fator poluente.
Os combustíveis fósseis recebem esse nome porque sua origem está ligada à decomposição de restos de animais e plantas durante milhares ou, às vezes, milhões de anos. São amplamente utilizados desde a Revolução Industrial, pois possuem uma grande capacidade de produção de energia e um alto poder de calor.
Além do fato de ser um recurso não renovável, o petróleo apresenta como desvantagem a emissão em grande quantidade de poluentes na atmosfera durante a sua queima.
Vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis Possuem grande eficiência energética; Têm maior custo-benefício do que muitas fontes sustentáveis; processamento da matéria-prima. Alguns fatores ligados aos combustíveis fósseis são desvantajosos, confira a seguir.
Resposta. vantagem- são mais baratos por serem mais abundantes na natureza, e mais energéticos. desvantagens- poluem mais, e seu uso exagerado está acabando com os reservatórios naturais desses componentes.
Vantagens e desvantagens do gás natural
O gás natural é um combustível que apresenta uma série de vantagens, tais como:
Desvantagens do Gás Natural: - Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. - Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.
Vantagens: por realizar combustão completa, o gás natural gera menores emissões de gases de efeito estufa em relação ao petróleo e carvão mineral, apresenta reduzido risco de acidentes, visto que possui densidade menor que a do ar, facilitando a sua dispersão na atmosfera em caso de vazamentos.
produz uma combustão mais limpa, com menor quantidade de emissões de CO2 por unidade de energia gerada (cerca de 20 a 23% menos do que o óleo combustível e 40 a 50% menos que o carvão);
Caracterizado como o combustível fóssil mais limpo, o gás natural gera combustão de forma muito menos agressiva ao meio ambiente e assim beneficia também a saúde e o bem- estar de todos, preservando a qualidade do ar.
Nas indústrias, sua utilização ocorre, principalmente, para a geração de eletricidade. Nas residências, o gás natural é usado para o aquecimento ambiental e de água. Nos automóveis, essa fonte energética substitui os combustíveis (gasolina, álcool e diesel).
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
Nas indústrias, sua utilização ocorre, principalmente, para a geração de eletricidade. Nas residências, o gás natural é usado para o aquecimento ambiental e de água. Nos automóveis, essa fonte energética substitui os combustíveis (gasolina, álcool e diesel).
Mais “limpo” entre os combustíveis de origem fóssil, o gás natural emite menos poluentes se comparado ao petróleo e ao carvão mineral, no entanto, ele não está totalmente isento dos problemas ambientais, visto que sua utilização também contribui para a poluição atmosférica e para intensificação do efeito estufa.
Outro alternativa ao petróleo, conhecido e usado desde a Segunda Guerra Mundial é a gasolina sintética ou nafta sintética, que pode ser utilizada tanto como combustível como matéria prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos da cadeia de transformação de petróleo.
Para um país tropical como o Brasil, o substituto natural para o petróleo é a biomassa. Além de ser renovável ela reduz a poluição, pois é formada a partir de CO2 e H2O, aproveitando a energia solar3.
Resposta. 2-O desafio da substituição do petróleo está em se desenvolver fontes alternativas razoavelmente abundantes, baratas e ambientalmente seguras para: Acionar centrais térmicas para produção de energia elétrica; ... Para isso, são necessárias extração e produção do combustível por um processo químico.