Ao longo de sua carreira de explorador do interior do Brasil, Rondon esteve nas regiões mais isoladas do país e teve contato com diferentes povos indígenas. O trabalho dele na catalogação de povos e seus costumes foi extremamente importante. Além disso, ficou conhecido por atuar durante toda a sua vida na defesa deles.
brasileiro
Ficou famosa uma frase sua em relação aos indígenas que dizia: “Morrer, se preciso for; matar, nunca”. ... Rondon publicou o livro Índios do Brasil, em três volumes, editado pelo Ministério da Agricultura. Em 1956, o Território Federal do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia, em sua homenagem.
Joaquim Augusto Tanajura
criada ao tempo em quem era Prefeito daquele município Joaquim Tanajura, renomado médico da região que no passado havia participado da Comissão Rondon. pequena Capela o padroeiro do lugar, situado a margem direita do Rio madeira, próximo ao lugar onde existia uma cachoeira do mesmo nome, Santo Antônio.
Em 1982, ao receber o status de Unidade federativa, recebeu o nome de Rondônia em homenagem ao Marechal Rondon, explorador da região.
7A criação do Território Federal do Guaporé ocorreu em 1945, sendo alterado para Território Federal de Rondônia em 1956, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
O território de Rondônia pertenceu aos estados de Amazonas e Mato Grosso, sendo transformado em território nacional em 1943, com o nome de Território de Guaporé. Já em 1956, o nome do território foi mudado para Rondônia, uma homenagem a um dos desbravadores da região, o marechal Cândido Rondon.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Afinal, quem nasce em Rondônia é rondoniense ou é rondoniano(a)?. ... Rondônia é um dos poucos estados brasileiros, segundo a ABNT, que suporta dois gentílicos. Portanto, quem nasce em Rondônia, de Calama a Chupinguaia, de Pacarana ao Limoeiro, é rondoniense e/ou rondoniano(a).
Além da pecuária de corte, o estado é destaque na pecuária leiteira, sendo o maior produtor de leite da região norte. Pouco diversificado, o setor industrial de Rondônia está em desenvolvimento. O ramo alimentício e frigorífico são os principais segmentos da indústria em Rondônia.