E elas conseguiam: o primeiro Globe, o teatro construído pela companhia dele, tinha capacidade para 3 mil pessoas, talvez o primeiro entretenimento de grande público depois das arenas romanas. Com a vantagem de que, ao menos em comparação com as arenas romanas, com Shakespeare morria muito menos gente no espetáculo.
O Teatro Elisabetano corresponde ao tetro produzido durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como seu grande expoente William Shakespeare. ... Com o aumento da popularidade, foram surgindo os primeiros teatros, que eram construções simples, geralmente circulares ou hexagonais.
Seu teatro continha a seguinte estrutura: um edifício voltado para um grande pátio, com o palco no fundo. Havia uma nítida separação, pois um terço das galerias fornecia os lugares para os mais afortunados, a “sala dos cavalheiros” ou “dos senhores”, enquanto pessoas comuns se acomodavam no pátio, em pé ou sentados.
Já o palco elisabetano, também chamado de palco isabelino, é aquele que tem o proscênio prolongado, com um segundo plano (muitas vezes coberto) onde existem algumas aberturas, tais como janelas. É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados.
Resposta: É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados. A estrutura do teatro elisabetano, em geral, é circular, hexagonal ou octogonal e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo. ... O palco Arena como a palavra sugere, é um palco em formato de “arena/estádio”.
Teatro de rua é uma modalidade teatral em que as atrizes e os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto. ... Tais espaços se diferenciam dos locais fechados principalmente pela presença de um público que não foi convidado a ver o teatro, apenas o encontrou no seu cotidiano.
Diferentemente dos palcos de arena, por exemplo, o palco italiano era um espaço retangular, delimitado por três paredes fechadas (duas laterais e uma de fundos) e uma parede vazada que se abria ao público através de uma arcada denominada boca de cena.
PALCO: Estrutura sobre a qual são conduzidas as representações teatrais em uma casa de espetáculos. Os palcos assumem as mais variadas formas e localizações em função da plateia. BASTIDORES: Pares de painéis verticais retangulares, de madeira e pano, que escondem do espectador as dependências laterais do palco.
O palco Elisabetano, é um palco misto. ... Neste palco, o público cerca o “apresentador” por três lados. O palco Italiano, é o palco que estamos acostumados a ver quando vamos assistir a uma Peça Teatral, Stand Up ou Palestras... Neste palco, o público fica a uma certa distância do apresentador.
Marque a resposta correta: Congado. Balé Ciranda.
Ballet
Resposta: O mais utilizado, entretanto, é o palco italiano. Surge durante o Renascimento, na virada do século XV para o XVI, quando o homem passa a ocupar o centro do universo. Surge nessa época a noção de perspectiva que dá o tom à pintura.
Em nossos dias, os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semiarena e palco de arena.
Muito além da plateia e do palco, um teatro é cheio de salas, passagens, vãos e áreas técnicas
Falamos dela, a “quarta parede”, uma divisória imaginária situada na frente do palco do teatro e através da qual a plateia assiste à ação do mundo encenado sem interferência. É uma quebra de artifício, na qual o público olha a “verdade”, como que por meio do buraco de uma fechadura.
A quarta parede é parte da suspensão de descrença entre o trabalho fictício e a plateia. A plateia normalmente aceita passivamente a presença de uma quarta parede sem pensar nela diretamente, fazendo com que uma encenação seja tomada como um evento real a ser assistido (teatro tradicional).
A quebra da quarta parede, de modo grosseiro, é nada mais que quando determinado personagem olha para a câmera e fala com o público. Isso se iniciou em apresentações teatrais. ... Selecionei alguns filmes e séries que usam do artifício da quebra da quarta parede.
Esse estilo de palco surgiu somente no final do século XV e início do século XVI, durante o período do Renascimento na Itália. Caracteriza-se com uma parede ao fundo e duas paredes laterais, uma espécie de caixa. A “quarta parede” seria uma barreira imaginária colocada na frente, entre os atores e o público.
Resposta. Resposta: A quebra da quarta parede, de modo grosseiro, é nada mais que quando determinado personagem olha para a câmera e fala com o público.
A Quinta Parede é um projecto que pretende realizar com o seu jovem público um intenso atravessar desta metafórica zona de fronteira colocada entre o palco e a plateia, na convicção de que só a continuidade de tais “passagens” consinta a iniciação de uma eficaz relação teatral com as novas gerações e a criação de um ...
A ideia da quarta parede é uma ideia de separação entre público e artista. O palco tradicional, em seu formato de caixa, se “fecha” nos fundos e nos lados, e se “abre” pela frente, a boca de cena.
- O palco é tradicional (italiano) pois a caixa cênica de quatro paredes é cercada pela plateia nas laterais e à frente.
Palco italiano: dos três tipos de palco, esse é o mais comum, pois é o que mais oferece infraestrutura para um espetáculo acontecer. É um espaço retangular, fechado por três paredes e aberto ao público, que se estende à sua frente.
Resposta. Resposta: A “quarta parede” seria uma barreira imaginária colocada na frente, entre os atores e o público. Nessa concepção os atores desconsideram a existência do público, como se as pessoas olhassem pelo buraco de uma fechadura.
A presença de uma quarta parede é um dos elementos mais bem estabelecidos da ficção e levou alguns artistas a voltarem a sua atenção para ela como efeito dramático. Por exemplo, na peça The Fourth Wall de A.R. Gurney, quatro personagens lidam com a obsessão da dona de casa, Peggy, por uma parede em branco na sua casa.