Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica… A vazão do rio, em termos de representatividade na renovação dos recursos hídricos, “é o componente mais importante do ciclo hidrológico.
A água dos rios é usada para regar as plantações, para o transporte, para a pesca. Usamos a força das quedas-d'água dos rios para produzir eletricidade.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica.
Serra da Mantiqueira
Rio Grande
A profundidade do rio Pardo em Ribeirão oscila de 89 cm a 58 cm num mesmo dia, ante a média de 1,70 m.
O Rio Pardo está entre os maiores rios do estado de São Paulo, possui 264,25 km de extensão dentro do estado de São Paulo, desde sua nascente até sua foz, na represa de Salto Grande, e em seu percurso percorre quinze cidades, entre elas: Pardinho, Botucatu, Pratânia, Itatinga, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras, Santa ...
573 km
Rio Pardo
São Paulo
473 km
O rio nasce a 1 650 metros de altitude no sul de Minas Gerais com o nome de Ribeirão do Corisco, e suas águas percorrem a região central e nordeste do estado de São Paulo, até desaguar a 470 metros de altitude no rio Pardo na divisa dos municípios de Pontal, Pitangueiras e Morro Agudo....