A territorialização na APS é de suma importância, pois permite identificar os problemas de saúde da população, bem como delineá-la e caracterizá-la, além de criar vínculo entre a equipe da ESF e os usuários dos serviços de saúde, favorecendo assim, o acesso aos serviços e análise dos impactos das ações (DIAS et al., ...
A territorialização da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
A territorialização, preconizada pelo SUS, é um dos pressupostos básicos da organização do processo de trabalho do PSF, e o reconhecimento desse território é essencial para a caracterização da população e de seus problemas de saúde (MONKEN et al., 2005).
O código de microárea é único na área. Microárea – Corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).
O território-área refere-se à área de uma unidade ambulatorial de saúde, delimitando-se em função do fluxo e contra-fluxo de trabalhadores de saúde e da população num determinado território. ... Seu objeto é a prática da vigilância à saúde mediante um conjunto de ações interdisciplinares e intersetoriais.
Juridicamente, território nacional é a área que compreende todo o espaço, terrestre, fluvial, marítimo (12 milhas) e aéreo (coluna atmosférica), onde o Estado brasileiro é soberano.
Tais aspectos explicitam a base materialista de fundamentação econômica presente em sua concepção de território. ... O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
Território é a área geográfica onde um Estado soberano exerce sua soberania, onde ele não reconhece nenhuma outra autoridade além dele. Territorialidade é a ação dos agentes sobre o território, ou seja, o modo de agir em seu espaço territorial.
Território é uma parte delimitada do espaço geográfico em que um Estado exerce sua soberania. Territorialidade é a percepção que temos do poder exercido por um indivíduo ou, um grupo, em dado espaço geográfico.
território é uma área delimitada sob uma posse, pode ser de um animal, de uma pessoa, de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.