O instrumentista realiza a instalação, comissionamento e manutenção em equipamentos utilizados para controle de processos industriais com atuação nos diversos segmentos da indústria.
Organologia é a ciência que estuda os instrumentos musicais.
Com o Curso de Qualificação Profissional Instrumentista você vai aprender sobre instalação, calibração, montagem e manutenção de instrumentos usados nos processos de transformação e automação industrial.
R$ 2.
R$ 3.
Proporciona produtividade Como a instrumentação industrial realiza uma medição eficiente, ela possibilita que a indústria tenha um maior rendimento da produção, uma vez que os processos são realizados sem interrupções, logo, como consequência, há o aumento da produtividade.
10 Grandes vantagens da automação industrial
Benefícios da instrumentação industrial
Devido a centralização das variáveis do processo podemos fabricar produtos que seriam impossíveis através do controle manual. ... Para que se possa fazer esta comparação e consequentemente a correção é necessário que se tenha uma unidade de medida, uma unidade de controle e um elemento final de controle no processo.
Os indicadores são instrumentos que tem a função de indicar uma variável ou situação de um processo industrial. Os indicadores podem ser do tipo: Analógicos – Os instrumentos analógicos usualmente dispõem de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da variável.
Instrumentos podem ser classificados segundo o tipo de sinais produzidos ou manipulados: Discretos: assumem somente 2 valores possíveis: zero/um, aceso/apagado, ligado/desligado, etc.
Definição da palavra “Tag” Tag – Uma das traduções dessa palavra significa “etiqueta” que normalmente se usa para fazer uma identificação de alguma coisa, portanto quando falamos em fazer um tagueamento de máquinas e equipamentos nada mais é do que fazer uma etiqueta de identificação para cada um deles.