As consultas do pré-natal devem seguir uma periodicidade. Geralmente, a visita ao médico deverá ser mensal até o sétimo mês de gestação. Depois da trigésima semana, a consulta é indicada a cada quinze dias e no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente.
Realização de, no mínimo, 06 (seis) consultas de acompanhamento pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação; 3. Realização de 01 (uma) consulta no puerpério, até 42 dias após o nascimento; 4.
Hemoglobina e hematócrito (Hb/Ht): na primeira consulta. VDRL: na primeira consulta (repetir no terceiro trimestre). Glicemia de jejum: solicitar na primeira consulta de pré-natal (se normal, repetir na 20ª semana). EQU e urocultura: solicitar na primeira consulta (repetir na 30ª semana).
Na primeira consulta, além de conhecer a gestante, são solicitados vários exames básicos, sendo a maioria exames de sangue feitos em laboratório como hemograma completo, glicemia, algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, tipagem sanguínea e fator Rh.
As mulheres que estão iniciando essa nova fase em suas vidas se perguntam como será a primeira consulta com o obstetra. Nesse primeiro contato o médico deverá fazer uma espécie de mapeamento sobre o corpo da gestante. Veja a seguir o que o obstetra deverá avaliar: - Verificar peso, altura e pressão arterial.
15 perguntas de gestantes mais ouvidas pelos obstetras
Primeira consulta – perguntas a fazer ao obstetra: – Como calculo minha idade gestacional (em semanas e meses)? – Quando é minha data provável do parto (DPP)? – Com qual periodicidade agendo as consultas?
Como a consulta pós-parto funciona Perguntar como está sua saúde emocional e como está se ajustando à nova vida; Perguntar se ainda tem alguma secreção vaginal desde o parto; Verificar a pressão arterial; Verificar se os pontos curaram corretamente (no caso de uma cesariana ou episiotomia, o corte na vagina);
Se você, mamãe, está prestes a realizar uma cesariana, então este texto foi feito para você! Confira aqui algumas dicas valiosas de como se preparar para esse momento tão importante....Então leia a seguir!
A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero (passando por outras camadas), que abrem um espaço pelo qual o médico puxa o bebê.
Para a colocação das sondas, o paciente deve estar sentado com as costas eretas ou, se possível, deitado em decúbito lateral esquerdo. A anestesia tópica por meio de spray é feita no nariz e na faringe, ajudando a reduzir o desconforto.