Qual a finalidade da lavagem gstrica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Lavagem gástrica é um procedimento terapêutico que consiste na irrigação e aspiração do conteúdo gástrico por meio de uma sondagem gástrica. É indicada para tratamento de intoxicações exógenas e em casos de preparo para exames e algumas cirurgias.
Como é feita uma lavagem estomacal?
Como é feita a lavagem estomacal
Inserir um tubo gástrico através da boca ou nariz até ao estômago;
Deitar a pessoa e virá-la para o lado esquerdo, para facilitar o esvaziamento do estômago;
Conectar uma seringa de 100 mL ao tubo;
Remover o conteúdo do estômago utilizando a seringa;
Mais itens...
Quais os materiais utilizados na lavagem gástrica?
Materiais:
SF 0.9% 1000ml ou volume necessário para realização do procedimento;
Sonda gástrica de grosso calibre (orogástrica- Ewald; nasogástrica- Levin; o 18 ou 20);
01 seringa de 20ml;
Equipo de soro;
Frasco coletor;
Luvas de procedimento não estéreis;
Biombo;
Luvas de procedimento;
Mais itens...
Qual sonda faz lavagem gástrica?
A realização de uma lavagem gástrica costuma necessitar de uma sonda orogástrica, que deve ser introduzida pela cavidade oral e suavemente deslizada através da faringe e esófago até chegar ao estômago.
Quanto tempo demora uma lavagem Gastrica?
até 60 minutos da ingestão ou em casos espe- cíficos de retardo de esvaziamento gástrico so- mado à alta toxicidade da substância ingerida. Jones e Volans1 concluíram que a lavagem gástrica deve ser realizada com até uma hora da ingestão da toxina.
Quando é contra indicado a lavagem Gastrica?
Está CONTRA-INDICADA na ingestão de produtos corrosivos (ácidos, amoníaco, soda cáustica), quando o paciente estiver comatoso, pelo risco de broncoaspiração de conteúdo gástrico. Também não deve ser estimulada quando da ingestão de estimuladores do sistema nervoso central, podendo precipitar convulsões.
Como é feito lavagem estomacal em cachorro?
Nesse caso, uma lavagem gástrica feita no hospital por meio de sondas para aspirar a substância direto do estômago é mais seguro e eficiente. Separar o rótulo do produto ingerido é fundamental para que o veterinário possa identificar se existe um antídoto. Também não ofereça leite na tentativa de proteger o estômago.
Quanto tempo demora uma lavagem gástrica?
até 60 minutos da ingestão ou em casos espe- cíficos de retardo de esvaziamento gástrico so- mado à alta toxicidade da substância ingerida. Jones e Volans1 concluíram que a lavagem gástrica deve ser realizada com até uma hora da ingestão da toxina.
Quando devemos realizar a sondagem nasoenteral?
É muito utilizada em pacientes que estão em internação prolongada ou que não têm tempo determinado para fazer uma alimentação via oral. É empregada tanto na internação hospitalar quanto na internação domiciliar. A introdução de uma sonda nasoenteral é feita somente por um enfermeiro.