EQST

Qual A Diviso Do Esfago?

Qual a divisão do esôfago?

Divisão. O esôfago é dividido em três partes: proximal média, cervicaltorácica e abdominal.

Qual a relação anatomica do Esofago com a traquéia?

Não existe relação direta, já que a traqueia é um tubo pseudocartilaginoso que permite as trocas gasosas, e o esófago é um tubo que leva alimentos até o estomago, porém, são estruturas muito próximas, porem, ambos passam pela faringe.

Qual a relação anatômica do esôfago com o diafragma?

O esôfago é um órgão musculoso que conecta a região da faringe ao estômago. Ele se localiza posteriormente à traqueia, anteriormente à coluna vertebral, e atravessa o diafragma em frente à aorta. Podemos distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda porção a maior delas.

O que está acima do esôfago?

Logo abaixo da junção entre a garganta e o esôfago, há uma faixa muscular denominada esfíncter esofágico superior. Imediatamente acima da junção gastroesofágica, localiza-se outra faixa muscular, denominada esfíncter esofágico inferior.

Qual a função da secreção esofágica?

As secreções esofágicas são inteiramente mucosas e fornecem principalmente a lubrificação para a deglutição.

Qual a diferença entre absorção e secreção?

A secreção atua como um processo de inserção de elementos químicos, que irão se alinhar durante a digestão. Já a absorção compreende o processo de internalização dos elementos que foram digeridos, e sofreram também a ação de secreções, para que possam adentrar as células, de fato.

Qual o componente da secreção gástrica que é vital para o organismo?

Fator intrínseco: o único componente da secreção gástrica indispensável. É um proteína de 55 kDa que forma com a vitamina B12 um complexo resistente à hidrólise e que, reconhecido por receptores nas células da mucosa do intestino delgado, é absorvido.

Quais são os componentes da secreção pancreática?

Neste suco existem enzimas capazes de atuar no processo de digestão, como: tripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, entre outras. É um suco viscoso e incolor. Tem grande importância na digestão de proteínas, carboidratos, triglicerídeos e ácidos nucleicos. São produzidos aproximadamente 1,5 litro diariamente.

Quais enzimas estão presentes no suco pancreático?

O suco pancreático possui enzimas importantes na digestão de proteínas, gorduras e amido. Quais são estas enzimas, respectivamente? A - Pepsina, lipase e amilase.