Já o curso de Segunda Licenciatura é voltado aos profissionais que já são da área de Educação e desejam ter uma nova habilitação para atuar em uma nova ou paralelamente em outra área. Por exemplo: Licenciado em Pedagogia que deseja ter uma nova habilitação e para atuar juntamente em uma nova área, por exemplo: Letras.
A segunda graduação em Pedagogia é voltada aos profissionais que têm diplomas de licenciatura, mas não apenas isso. ... Do mesmo modo, um docente de licenciatura em História, Letras e Filosofia tem o direito, caso conclua o curso extensivo, de também instruir alunos sobre Matemática, Física, Química etc.
Este tipo de formação é praticamente um bacharelado, levando em consideração algumas diferenças, tais como: além da grade curricular normal, como de um bacharelado, o estudante de licenciatura plena deve passar por atividades exigidas pelo magistério. Como por exemplo: Aulas de pedagogia.
Com duração de 4 anos, o curso de Pedagogia do tipo Licenciatura tem o objetivo de formar educadores que podem atuar tanto dentro da sala de aula, como professores, quanto fora dela, como na área de gestão e coordenação de espaços educacionais.
O licenciado em Pedagogia é o responsável pela formação de crianças na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, de jovens e adultos e em outras etapas do desenvolvimento educacional, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Quais são as principais matérias do curso de Pedagogia?
Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental. Pode também atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala. Fora das salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares.