Diferenças: Watson explica o comportamento pelo condicionamento Pavloviano, Skinner explica pelo cond. Pavloviano e pelo cond operante. Watson rejeita a subjetividade e Skinner a vê como um comportamento aprendido.
Os behavioristas reconhecem a existência do pensamento mas este é identificado como um comportamento. Os cognitivistas argumentam que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento; portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento em si.
O método TC é usado para entender o comportamento de uma pessoa, tentando auxilia-lo da melhor forma possível. Enquanto o TCC é a sigla usada para denominar uma série de terapias.
Diferença: enquanto que o behaviorismo tem como objeto de estudo o homem em interação com o ambiente (estimulo - resposta), a gestalt é contra essa abordagem, visto que o comportamento quando estudado de forma isolada pode ter seu significado ou entendimento real alterado.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
O termo Gestalt, em português, significa forma ou configuração, porém não é muito utilizado em Psicologia por não condizer com seu significado nesta área especificamente. A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia.