A respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente. ... A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
(1) Diz-se da respiração dificultosa: depois da doença a sua respiração era entrecortada.
A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera. Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer. ... No caso da planta, a respiração é o que dá a ela energia.
A inspiração e a expiração são processos que controlam a entrada e a saída de ar e são determinados pela movimentação dos músculos intercostais e do diafragma. ... Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar.
No movimento de inspiracao, o ar entra dentro dos pulmoes pelo nariz ou pela boca para que o oxigenio seja absorvido pelos alveolos pulmonares, ou seja, o volume do pulmao ou do torax aumenta. ... Portanto os maiores valores de torax medidos correspondem a inspiracao, e os menores valores a expiracao.
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Músculo responsável pelos movimentos da respiração. Com sua contração o pulmão se dilata e entram os gases (Inspiração), quando ele relaxa os gases do pulmão são expelidos (expiração).
Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal. O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves. Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.
O diafragma é um importante estabilizador do tronco. Quando ele é muito exigido, por uma frequência respiratória alta (dificuldade na respiração) ou por carregar pesos por tempos prolongados, o diafragma entra em fadiga, prejudicando a mecânica da coluna lombar, podendo ser uma possível causa da dor lombar.
Atualmente, a tomografia computadorizada (TC) helicoidal, com seus cortes finos, aquisição volumétrica sem intervalos, e sua capacidade de realizar reconstruções multiplanares, significa importante avanço para o diagnóstico das lesões do diafragma, permitindo uma melhor abordagem desta condição.
Ao entender o que é diafragma e suas principais características, passamos a compreender melhor como ocorre o processo de respiração pulmonar. Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.
Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.
O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.