Qual A Causa Da Morte De Plato?

Qual a causa da morte de Plato

Causas naturaisPlatão / Causa do falecimentoA morte por causas naturais, conforme registrada por médicos legistas e em certidões de óbito e documentos associados, é a morte resultante de uma doença ou um mau funcionamento interno do corpo, não causado diretamente por forças externas, geralmente devido à idade avançada. Wikipédia

Platão e Sócrates

Por tradição de família, Platão desejava dedicar-se à vida pública e fazer uma brilhante carreira politica, como descreveu em uma de suas muitas cartas.

Os estudos realizados por Platão deram-lhe a formação intelectual necessária para formular as próprias teorias, aprofundando os ensinamentos de Sócrates.

Onde e quando Platão morreu?

Onde e quando Platão morreu?

Quando regressou a Atenas, com a idade de 40 anos, abriu uma escola destinada à investigação filosófica que recebeu o nome de “Academia” pela razão de se reunirem mestres e discípulos nos jardins de um rico cidadão chamado Academus.

Quando Sócrates foi condenado à morte sob a acusação de “perverter a juventude”, Platão desiludiu-se da política e resolveu voltar-se inteiramente para a filosofia.

Últimas notícias

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Descreveu um tratado sobre teoria política em que revela tanto tendências democráticas quanto totalitárias, defendendo o governo absoluto da sociedade pela classe dos filósofos ou sábios, no qual deveria vigorar forte igualitarismo.

Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.

POSTAGENS RECENTES

POSTAGENS RECENTES

Diferente de Sócrates, filho do povo, Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de abastada e nobre progênie. Temperamento artístico e dialético, deu livre curso ao seu talento poético, que o acompanhou durante a vida, manifestando-se na expressão estética de seus escritos o que acabou prejudicando em parte a precisão e a ordem do seu pensamento.

Causas naturaisPlatão / Causa do falecimentoA morte por causas naturais, conforme registrada por médicos legistas e em certidões de óbito e documentos associados, é a morte resultante de uma doença ou um mau funcionamento interno do corpo, não causado diretamente por forças externas, geralmente devido à idade avançada. Wikipédia

Em sua escola, Platão reunia-se com seus discípulos para estudar Filosofia e Ciências. No campo científico, dedicava-se especialmente à Matemática e Geometria.

Qual foi a causa da morte de Sócrates?

Em seu sentido filosófico, a morte sempre é entendida ou discutida como finitude ou cessação da existência humana. A consciência da finitude da vida incorpora, como consequência, a reflexão sobre a existência.

Platão, falecido em 347 a. C., foi um filósofo, matemático, autor de diálogos filosóficos e fundador da Academia de Atenas. Ao lado de seu mentor, Sócrates, e seu aluno, Aristóteles, Platão ajudou a fincar os alicerces da ciência e da filosofia ocidental. Na famosa opinião do filósofo Whitehad: A mais judiciosa caracterização da tradição filosófica europeia é que ela não passa de uma série de notas de rodapé do pensamento de Platão”.

Para Platão, a Φιλοσοφία significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo. Além disso, o uso desse conhecimento deve ser realizado em benefício do homem.

Videoaulas

Em 387, funda uma escola nos jardins de Academo, de onde nasceu a expressão Academia. Levantou em sua propriedade perto de Ática um templo às musas, que foi conservada pela Academia durante quase um milênio, até o imperador Justiniano (529 d.C.).

Desde cedo, Platão tornou-se discípulo de Sócrates, aprendendo e discutindo com esse filósofo os problemas do conhecimento do mundo e das virtudes humanas.

Teoria das Ideias O mundo sensível (mundo material), mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos. O mundo das ideias (realidade inteligível) denominado de “mundo ideal”, ou seja, aproxima-se da ideia de perfeição de algo.

A República

Nela, Platão explica que a alma, antes de ficar aprisionada no corpo, habita o “mundo luminoso das ideias”, guardando apenas vagas lembranças dessa existência anterior.

A exposição de seu plano para uma sociedade ou pessoa ideal mereceu relatos detalhados de conhecimento humano e sobre o tipo de programa educacional que pode ser administrado ao homem e à mulher, captado numa poderosa imagem das possibilidades para a vida humana na alegoria da caverna. O diálogo conclui com uma crítica das várias formas de governo, uma explícita descrição de um Estado ideal, em que somente os filósofos estariam aptos a governar. Platão tratou também da emoção humana em geral e do amor em particular no Phaedrus e no Symposium.

O que é a teoria das ideias de Platão?

Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.

O que significa o mito da caverna de Platão?

Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna é um diálogo platônico que alude à preponderância do conhecimento racional sobre o conhecimento vulgar. Trata-se de um diálogo travado entre Glauco e Sócrates, em que este conta uma história a Glauco para falar-lhe sobre o conhecimento humano. ...

Em que ano foi escrito o mito da caverna?

O mito da caverna faz parte do Livro 7 da obra "A República". Esse livro foi escrito entre os anos 385-380 a.C. Obra de maturidade de Platão, é um diálogo entre Sócrates e seus amigos, que apresenta o método dialético de investigação filosófica.

Em qual diálogo está o mito da caverna?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

Quem foi o autor do mito da caverna?

Platão

O que é a caverna o mundo em que vivemos?

A caverna apresentada por Platão, é o mundo em que vivemos. Espaço que apesar de toda modernidade, do avanço tecnológico, e da sensação de conforto e segurança, pode, por vezes ser sombrio, frio, individualizador, sufocante… na caverna, estamos, mas, não somos!

O que é um prisioneiro?

Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.

O que é o mundo inteligível?

Para o filósofo, o mundo inteligível era aquele que oferecia o conhecimento com base na razão. O mundo sensível é aquele baseado nas sensações do indivíduo e que não se baseia na razão. Platão viveu por volta de 427-347 a.C. sendo um discípulo direto de Sócrates.