Qual a causa da doença Sndrome de Fournier? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A síndrome de Fournier é uma doença rara causada pela proliferação de bactérias na região genital que promove a morte das células do local e leva ao surgimento de sintomas de gangrena, como dor intensa, cheiro fétido e inchaço da região.
Como se transmite a Síndrome de Fournier?
A Síndrome de Fournier não é contagiosa. Trata-se de uma doença causada por microorganismos que vivem naturalmente na região genital.
Qual a diferença entre trombose é gangrena?
Agora, quando o trombo se forma nas artérias, estamos diante de uma trombose arterial (TA). “Nesse caso, ele reduz o fluxo do sangue do coração para uma determinada região do organismo. Há a possibilidade de ocorrer falta de oxigenação do tecido, podendo evoluir para uma gangrena”, relata Burihan.
O que é a doença Fournier?
A síndrome de Fournier se caracteriza por infecção necrotizante perineal que acomete os planos profundos do escroto, pênis, períneo e que pode se estender à raiz da coxa e abdome inferior. Seu início é insidioso, tem progressão fulminante, leva a grandes perdas teciduais e muitas vezes ao óbito1.
O que é gangrena e quais os tipos?
A gangrena significa essencialmente a morte dos tecidos devido à falta do fluxo sanguíneo e da invasão de uns tecidos mais profundos com infecção. A gangrena pode amplamente ser classificada em dois tipos - secos e na gangrena molhada. Há diversos outros tipos de gangrena que são mais raros.
Quais são os tipos de gangrena?
Há alguns tipos de gangrena, como a gangrena úmida, gangrena seca e gangrena gasosa. As principais causas da gangrena são: isquemia e infecção (ação bacteriana), e patologias que dificultem o fluxo sanguíneo. Acometem principalmente os membros inferiores.
Quais os riscos da trombose venosa?
As principais complicações da trombose são: Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica. Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes. Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca.