A parte mais antiga e mais básica da matemática estuda os conceitos de números, valores e operações básicas. A área que estuda isso tudo é chamada de Aritmética. Neste resumo de Aritmética, você pode conferir se está com a memória boa e se a habilidade está afinada, pois usamos muito essa matéria no dia a dia!
Etimologicamente, a palavra aritmética veio do grego e significa “ciência dos números”. Parece bem simples, mas a verdade é que antigamente não existia um sistema numérico certinho como hoje.
Quando isso acontecer, devemos resolver primeiro o que está dentro do parênteses (independente de qual tipo de operação for), depois o que está no colchete, depois o que está nas chaves.
Observe: tanto a quantidade de 20 bolas ou de 2.000 gotinhas são representadas pelos algarismos 2 e 0. Mas elas se referem a valores diferentes entre si e diferentes dos algarismos sozinhos. Como isso é possível?
Seus resumos sobre os assuntos são únicos! há uma conversa, há um cuidado em colocar as informações necessárias que é diferente do que já vi na internet em diversos sites por aí
As primeiras culturas a representar quantidades usavam nós em cordas ou instrumentos como o ábaco. Só depois é que vieram os sistemas de números romanos e árabes para representar quantias escritas em símbolos e operações.
Álgebra: do árabe, al-jabr — “restauração” ou “união”. A álgebra estuda estruturas em representações generalizadas, como equações e funções.
Além disso, podemos chamar de número antecessor aquele que vem antes da nossa referência (se 5 é a referência, seu antecessor é 4). Já o sucessor é aquele que vem depois da referência (se 5 é a referência, seu sucessor é 6).
As 4 operações fundamentais são Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Cada uma delas serve para representar o que acontece com as quantidades em cada situação da vida.
Inclusive, ela sabia que essa conta daria 5 porque entendeu que a divisão é o oposto da multiplicação. Ao escrever “15 dividido por 3”, ela já pensou logo: qual é o número que, multiplicado por 3, resultará em 15? Para quem sabe a tabuada, essa é fácil!
A Aritmética funciona se baseando na relação entre os valores, suas representações e as operações que podemos realizar. Ela é a expressão matemática dos acontecimentos do dia a dia que envolvem quantidades.
Sendo o início de todas as outras áreas da matemática, precisamos dela para compreender geometria, álgebra, etc. Isso é essencial para ir bem no vestibular, concursos e para se dar bem no seu dia a dia!
Essa tática pode ser usada para acelerar o raciocínio. Por exemplo, pensar que já convidei 45 pessoas e virão 2 a mais faz nosso cérebro chegar ao resultado mais rápido do que pensar que tenho 2 convidados e chamarei mais 25.
A aritmética, a álgebra e a geometria, amplamente estudadas na Antiga Babilônia e no Antigo Egito, com a construção de técnicas específicas para cálculos.
Geometria: dos termos gregos, geo — “terra” — e metria — “medir”. A geometria estuda as características e propriedades das formas.
Atualmente, seu desenvolvimento é realizado principalmente de maneira digital, com o auxílio de computadores na compreensão e previsão de fenômenos.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Quando usamos uma régua, contamos os números de 0 para a direita. Porém, algum dia, alguém precisou contar de 0 para a esquerda e notou que não haviam símbolos para representar essa situação.
Ainda assim, esses sistemas se modificam aos poucos. Um exemplo é o acréscimo do algarismo 0 para representar a ausência de quantidade e as classes e ordens numéricas.
Então criaram os números! Eles são a combinação dos algarismos para representar os demais valores. Assim como a combinação de diferentes letras formam palavras diferentes.
Estatística: do latim, status — “estado”. A estatística estuda a coleta, representação e análise de informações.
A multiplicação é uma operação especial, é como uma ferramenta que ajuda a fazer várias repetições de somas. Inclusive, ela pode ser representada por um ponto (.) ou o sinal de vezes (x).