Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
As fontes históricas visuais dizem respeito às imagens de algum acontecimento. Alguns pesquisadores denominam esse tipo de fonte como iconográficas ou pictóricas.
Atualmente, existem várias cópias originais e cópias posteriores da Carta Magna, e elas são preservadas em instituições como a British Library, em Londres, e a Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos.
O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.
As fontes históricas são um tipo de fonte de pesquisa fundamental para quem quer investigar acontecimentos e eventos de outros tempos.
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Isso porque, todas todos esses elementos demarcam características específica do tempo em que foram produzidos. É por isso que são fundamentais para fornecer novas informações para as investigações sobre o passado.
- Le Goff, J. (1991). Documento/Monumento. Em H. Reis, (Org.), História e Teoria: Historicismo, Modernismo, Dialética (pp. 359-373). São Paulo: Editora da UNESP.
Retomando o exemplo da Segunda Guerra Mundial, se o historiador estiver pesquisando a história das pesquisas sobre o conflito ao longo do tempo, o livro em si seria considerado uma fonte direta.
No entanto, é importante ressaltar que a classificação de uma fonte histórica como direta ou indireta não é absoluta. Isso pode variar de acordo com o tema da pesquisa a ser realizada.
Você não pode esquecer que, independentemente do tipo de produção – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.
Uma outra forma de categorização ocorre com base na presença ou ausência de um “suporte” para a fonte. Ao examinarmos uma fonte, é necessário compreender a distinção entre suporte e conteúdo.
Você sabe o que são fontes históricas? As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.
Nesse contexto, tudo que foi produzido por pessoas pode ser uma fonte histórica. Quer dizer: textos escritos, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais são úteis para contar um pouco do passado.