O sistema locomotor, ou sistema esquelético, sustenta e protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas. É constituído pelos ossos do esqueleto, músculos, cartilagens, tendões, ligamentos, articulações e outros tecidos conjuntivos que suportam e ligam tecidos e órgãos.
2-São funções do sistema locomotor, exceto: A- Sustentação, filtragem e movimento do corpo.
Resposta. Nervoso, esquelético e muscular.
O tipo de tecido muscular relacionado com nossa locomoção é o estriado esquelético. O estriado cardíaco é encontrado apenas no coração, e o liso é encontrado em órgãos viscerais, em glândulas e nos vasos sanguíneos.
O tecido muscular liso ou não estriado apresenta contrações involuntárias e é encontrado no esôfago, estômago e intestinos. Nesses órgãos, o músculo é responsável pelos movimentos peristálticos que deslocam o alimento pelo trato digestório.
O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver. Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar.
A maioria dos animais necessita de se movimentar para procurar alimento, reproduzir-se, fugir de predadores e procurar abrigo. A forma como o faz chama-se modo de locomoção! Este, varia consoante os locais em que os animais se deslocam, podendo ser no solo, na água ou no ar.
Quais as vantagens da locomoção bípede dos seres humanos.
A maioria dos animais se locomovem com vários propósitos: forrageamento (buscar recursos), demarcar território, gastar energia para a produção de hormônios reprodutivos... além é claro, de que isso depende muito no nicho que o bicho ocupa...
LOCOMOÇÃO: Os animais locomovem-se de diferentes formas. Eles podem andar, saltar, voar, rastejar e nadar. Outro critério usado para classificar os animais é a presença de coluna vertebral.
Animais possuem um papel fundamental na vida humana. Na agricultura, por exemplo, são fontes de tração de alimentos, além de produzirem leite, lã e ovo, entre outros. Os animais também estão vinculados aos esportes e até mesmo a atividades de lazer e companheirismo.
Animais úteis são aqueles que fornecem ao homem produtos para a alimentação, fabricação de calçados, roupas, bolsas... e aqueles também que podem ser utilizados no transporte de pessoas e cargas.
Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. ... Somos apenas uma entre milhares de espécies de animais que existem – a espécie humana – que tem o nome científico de Homo sapiens.
Ter um cachorro é uma delícia, e nós sabemos disso, mas você sabia que eles nos ajudam a ser mais saudáveis?! Não só colaboram para nossa saúde mental como também para a saúde física. A imunidade aumenta, as alergias diminuem, problemas cardíacos e de pressão arterial amenizados.. entre tantos outros!
O adestramento estimula a memória e o raciocínio do cão, além de direcionar seu foco a uma atividade específica. O benefício é a diminuição da ansiedade e do estresse, o que resulta em uma mudança positiva no comportamento do animal. O adestramento é um trabalho contínuo de relacionamento entre o tutor e o cão.
Estudos mostram que donos de cachorros têm menor pressão arterial e colesterol do que pessoas que não vivem com um; além disso, eles são menos propensos a sofrer de problemas de saúde leves ou graves.
A receptividade ajuda o cão até mesmo a fortalecer o sistema imunológico pois trocas afetivas são potentes ativadores da produção e liberação de neurotransmissores e hormônios importantes para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo (tais como oxitocina, serotonina e dopamina).
Então, veja uma lista com 18 curiosidades sobre nossos companheiros caninos: Um cachorro adulto tem 42 dentes. O olfato canino é 1 milhão de vezes melhor do que o dos humanos. Castrar seu cachorro pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
É preciso ser generoso, ser dedicado, ter respeito e se fazer respeitar. Ninguém precisa ter um cachorro, mas seria muito bom se todos os que os têm tivessem pensado muito bem antes comprar um, e que tivessem abraçado de coração o compromisso de cuidar dele com muito amor e carinho.
Para saber se você está pronto para ter um cão, pare e pense na seguinte situação: Você chega do seu trabalho, depois de um dia corrido. Está cansado e precisa de um tempo para relaxar. Em meio a isso, lembra que o seu cachorro ainda não passeou no dia de hoje…
Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar.