EQST

Quais So Os Objetivos Dos Jogos E Brincadeiras Na Educaço Infantil?

Quais são os objetivos dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil?

Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea.

Qual a justificativa do brincar na educação infantil?

Através da brincadeira a criança se apropria do mundo de forma simples, alegre e descontraída, possibilitando interação e comunicação com outras pessoas. Através do brincar pode-se perceber a personalidade, a criatividade, a afetividade e a psicomotricidade de cada indivíduo.

Qual a importância dos jogos e brincadeiras na infância?

Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ... Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.

O que significa brincar para Kishimoto?

Segundo Kishimoto (1993, p. 45): Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. ... Ao brincar de faz de conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que um personagem pode ser um objeto.

Qual o objetivo de aprender brincando?

O brincar intensifica a percepção infantil que por sua vez direciona seu pensar de maneira cada vez mais equilibrada, favorecendo aprendizagem ao longo do seu crescimento. Ao desenvolver suas potencialidades, a criança aprende a interagir, vencendo suas dificuldades tomando decisões nas situações conflituosas.

Qual é a importância de sabermos a origem de um jogo ou brincadeira?

Rosa (2002) afirma que quando a criança constrói seu conhecimento através de suas brincadeiras e fantasia a sua realidade, ela transforma suas inseguranças em algo seguro e prazeroso, ao passo que ela constrói seus conhecimentos sem qualquer limitação.

Qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem?

O uso dos jogos e o ato de brincar possibilitam o processo de ensino aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma uma relação que aproxima os jogos e brincadeiras ao desenvolvimento.

O que é ludicidade para Kishimoto?

O lúdico abrange o brincar e tem o mesmo sentido de infantil, diz respeito ao “inútil” do ponto de vista imediato, refere-se à atividade em si mesma que não visa algum outro fim, mas que tem grande importância no processo de desenvolvimento a longo prazo (KISHIMOTO, 2002).

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento humano?

Ao brincar, a criança desperta sua curiosidade, ampliando os seus conhecimentos e as suas habilidades. Ela se desenvolve, nos aspectos físicos, sociais, culturais, afeitos, emocionais e cognitivos. A brincadeira estimula a criança a se conhecer e auxilia a perceber quais seus limites e potencialidades.