Um perfurador de solos é a ferramenta profissional para quem deseja realizar perfurações no solo, seja lá qual for o motivo. Pois é exatamente por isso que aqui nesse artigo nós trouxemos incríveis modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor. Além disso, nós ainda separamos um pequeno guia destacando tudo o que você precisa saber para escolher o seu.
O normal é que o tanque de um modelo fique por perto de 1,1 litros, o que é uma boa média para a maioria das aplicações. Assim você não corre o risco de ter de ficar pausando seu trabalho bem no meio para recarregar sua máquina.
Perfurador de solo é um equipamento muito versátil, empregado tanto na construção civil quanto na agricultura. Isso porque sua produtividade e redução de tempo garantem um ótimo instrumento de trabalho.
Sem contar que qualquer modelo é uma ótima oportunidade de negócio, até mesmo para a terceirização de serviços. Um dos modelos mais versáteis é o perfurador de solo indicado para o plantio de reflorestamentos, assim como árvores diversas, construção de cercas e trabalhos na construção civil.
Com brocas que chegam a quase um metro de profundidade, seu peso não atinge nem dez quilos. Pode ter seis meses de garantia. Em outros casos, a broca pode até ser vendida separadamente. Ou seja, elas podem ser acopladas permitindo faixas de utilização mais amplas.
Para destacar seu ótimo custo-benefício, lembre-se que ele é a máquina mais requisitada quando o assunto é a retirada de amostras de solo, a construção e a elevação de cercas. Também é extremamente útil em ações de reflorestamento, realização de perfurações – tanto na horizontal quanto na vertical – e até o uso em ângulos especiais.
Apresentando versatilidade, potência e durabilidade, os perfuradores de solo ainda têm características de destaque, como portabilidade e brocas resistentes. Por outro lado, eles são equipamentos de fácil manuseio e alta eficiência, na cidade ou no campo.
O perfurador de solos ainda é uma ferramenta manual, e ainda precisará de um funcionário para manuseá-la. Porém, a economia e eficiência gerada pelo perfurador é algo que somente tem a trazer benefícios para uma obra, como você pode bem ver acima.
Agora que você já tem uma ideia de como utilizar o perfurador de solos, abaixo nós separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter para quando o estiver manuseando, acompanhe!
Basicamente falando, sua função é de perfurar o solo, ou seja, “fazer buracos” em determinado local. Muito mais útil e prático do que a escavação através de pás e força bruta, o perfurador de solos lhe permite adentrar nos mais diferentes tipos de solos, desde os mais arenososo até os mais sólidos.
Conforme você já sabe, este é um equipamento de fácil manuseio e compacto. Ou seja, mesmo que você invista em um perfurador de solo caseiro, ele pode ser empregado em trabalhos de diversos ramos de atividade, da construção civil aos trabalhos na área doméstica.
Nós já citamos mais de uma vez que o perfurador de solos é um equipamento inteiramente manual, ou seja, é necessário que o modelo seja ergonômico. Aqui você pode ficar atento a modelos que apresentem alça emborrachada, design ergonômico, redução no nível de vibração e demais fatores que sejam focados exclusivamente na ergonomia do operador.
Na Loja do Mecânico, dentre as opções, há a versão da Makita, com capacidade de brocas de 50 a 200 mm, com baterias de 18V e 5.0Ah, que quando combinadas, proporcionam desempenho equivalente a 36V, podendo atingir 1.400 RPM e torque de 48Nm em alta rotação. Já operando em rotação mais baixa, são 350 RPM e 136Nm de torque.
O perfurador ainda trata-se de uma ferramenta manual, então alguém terá de manuseá-lo, mas como? Nós separamos algumas dicas abaixo que podem vir a ajudar no manuseio de um perfurador de solos, o qual é mais simples do que pode parecer a um primeiro momento.
Para finalizar, invista em agilidade, ou seja, num perfurador de solo leve para um único operador. Apesar da potência mediana, ele tem alta eficiência em trabalhos de cultivo, floricultura, jardinagem e reflorestamento, assim como a coleta de amostras para análises.
Ainda na área civil, alguns modelos ainda são ideais para construir fundações e, ao mesmo tempo, aplicados para amostragem de solo. Para isso, invista em um perfurador de solo com guidão duplo, próprio para o uso por duas pessoas.
Ou seja, nós podemos falar basicamente que, sempre que você precisar abrir um buraco no solo, sela já qual for o motivo, o perfurador de solos é a ferramenta ideal para você!
O perfurador de solo a gasolina é um modelo que geralmente oferece mais potência em relação aos demais. Outro ponto a ser destacado é a agilidade de abastecimento para que o trabalho continue.
Para cada trabalho, sempre existe um perfurador de solo. Isso porque eles apresentam vantagens específicas, visando agilidade e alta produtividade. Dessa forma, cada máquina vai ajudar você a economizar tempo, economizando na mão-de-obra e reduzindo lesões por esforço.
Os perfuradores de 1 a 2 hps são adequados para o cultivo de florestas, reflorestamento, floricultura e jardinagem. Já os perfuradores de 2 a 3 hps são mais indicados para construção de fundações e coleta de amostra de solo.
Este modelo apresenta um motor monocilíndrico, de 2 tempos e com 42,7 cilindradas. Apresenta ainda uma alça dupla, um tanque de combustível com capacidade para 1,1 L, uma broca de 800 mm de comprimento e com 150 mm de diâmetro.
Ou seja, mesmo que o ideal seja ir pela maior potência, muitas vezes isso não será possível, então o jeito é analisar a potência necessária para o solo que você tem pela frente.
Aqui nós começamos desde a análise do solo, pois a primeira coisa em uma obra é a análise de solo, para então tal dado ser direcionado ao Engenheiro responsável. Aqui o ideal é que se contrate uma empresa particular para a realização deste serviço, mas, caso isso não seja possível na região em que se encontra, então o perfurador de solos é a melhor opção.