EQST

Quais So Os Estdios Fenolgicos Da Cultura Do Milho?

Quais são os estádios fenológicos da cultura do milho?

O crescimento e desenvolvimento de uma planta de milho é dividido em dois grandes estádios: o vegetativo e o reprodutivo. Durante o estádio vegetativo, que possui um número relativo de estádios entre VE (emergência) e VT (pendoamento), ocorre o desenvolvimento da planta.

Quais os estádios do milho?

A cultura do milho é dividida em duas grandes fases: vegetativa (V) e reprodutiva (R). As subdivisões dos estádios vegetativos (V) são designadas numericamente até Vn, onde n representa o último estádio vegetativo anterior ao pendoamento.

O que é pendoamento milho?

Pendoamento, VT A perda de sincronismo entre a emissão dos grãos de pólen e a receptividade dos estilo-estigmas da espiga concorre para o aumento da porcentagem de espigas sem grãos nas extremidades. Em condições de campo, a liberação do pólen geralmente ocorre nos finais das manhãs e início das noites.

Qual é o ciclo da cultura do milho?

Precoce: ciclo de 120 a 130 dias, florescimento aos 65 dias. No mercado, 55 a 65% das cultivares são de ciclo precoce. Normais: ciclo de 130 a 140 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.

O que é V4 no milho?

V4 – Quarta folha As folhas ainda se desenvolvem no meristema apical (ponto de crescimento da planta).

Qual é considerado o estádio fenológico mais crítico do milho?

O número de óvulos (grãos em potencial) em cada espiga, assim como o tamanho da espiga, é definido em V12, quando ocorre perda de duas a quatro folhas basais. Pode-se considerar que, nessa fase, inicia-se o período mais crítico para a produção, o qual se estende até a polinização.

Quantos dias para o milho Pendoa?

4.9. A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

O que é o pendoamento?

O pendoamento nas alfaces é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. ... Ou seja, plantas que passam por período de stress soltarão o pendão antes do tempo, com o intuito de perpetuar a espécie quando se sentem ameaçadas.

Qual a praga mais importante da cultura do milho?

A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho, e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, soja, pastagem, etc.

Qual é a cultura do milho?

A cultura do milho é a segunda cultura mais plantada no Brasil, e já é a 3° maior do mundo, com aumentos de produtividade nas últimas 10 safras de 6,8% ao ano. ... Além disso, a rotação da soja (como principal cultura) seguida da safrinha do milho é muito rentável e, por isso, muito utilizado.

Quanto tempo leva o milho para dar espiga?

Antes de tudo, a colheita do milho acontece entre 4 e 6 meses após o plantio, sendo que as espigas ficam maduras 50 dias depois da floração. No entanto, é importante ressaltar que esse processo vai depender da maneira como o plantio foi realizado bem como a espécie do milho e as condições climáticas da região.

Quanto tempo o milho Pendoa?

A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

Quantos dias para o florescimento do milho?

5 dias Em condições de temperatura e umidade adequadas, a planta emerge dentro de 4 a 5 dias, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.

Quantos tempo o milho Pendoa?

A emissão do pendão acontece dois a quatro dias antes da exposição dos “cabelos”. De 10 a 12 dias após o aparecimento do pendão, cerca de 70% das espigas apresentam exposição dos cabelos. O período de liberação do pólen estende-se por uma a duas semanas.

Qual é o período mais crítico em água do milho?

O período de máxima exigência é na fase do embonecamento ou um pouco depois dele, por isso déficits de água que ocorrem nesse período são os que provocam maiores reduções de produtividade. Déficit anterior ao embonecamento reduz a produtividade em 20 a 30%; no embonecamento em 40 a 50% e após em 10 a 20%.