EQST

Quais So Os Antagonista Da Aldosterona?

Quais são os antagonista da aldosterona?

A espironolactona e a eplerenona são diuréticos poupadores de potássio e também bloqueadores dos receptores de aldosterona. A ivabradina pode ser utilizada em certas pessoas que têm insuficiência cardíaca sistólica. A ação desses diuréticos é similar à dos diuréticos de alça.

Qual o mecanismo de ação dos fármacos antagonistas de aldosterona?

O principal efeito dos fármacos antagonistas da aldosterona é o aumento da excreção de NaCl, já que a reabsorção do sal foi suprimida. A eficácia da ação desses medicamentos depende dos níveis de aldosterona de cada indivíduo (quanto maior o nível de mineralocorticoide mais eficaz é o fármaco).

Qual o mecanismo de ação dos Iecas?

Mecanismo de ação Bloqueio da ação da enzima conversora da angiotensina. Menor formação de angiotensina II, potente vasoconstrictor e estimulador da aldosterona. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que portanto tem sua ação aumentada.

Qual a função do ADH e da aldosterona?

Outro ponto distintivo entre os dois hormônios é o seu local de atuação. “Enquanto a aldosterona age, usando uma fisiologia renal simplificada, na região ascendente da Alça de Henle e, com isso, acaba provocando reabsorção de água nos túbulos renais, o ADH age no duto coletor, também promovendo a reabsorção de água.”

Quais são os fatores responsáveis pela liberação de aldosterona?

Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela renina e pela angiotensina.

O que são diuréticos poupadores de potássio de um exemplo?

Diuréticos poupadores de potássio Nomes genéricos/comerciais: Alguns exemplos de diuréticos poupadores de potássio são a amilorida, que só se encontra associada a outras substâncias ativas, e a espironolactona (Aldactone, Diacqua). Veja outras indicações terapêuticas da espironolactona.

Qual mecanismo de ação do diurético poupador de potássio amilorida e Triantereno?

Mecanismo de ação Os poupadores de potássio são diuréticos capazes de eliminar sódio e água, porém poupam o potássio (diferentemente das outras classes). Agem inibindo os canais condutores de sódio no túbulo coletor, como a amilorida e triantereno, ou bloque- ando a ação da aldosterona, como a espi- ronolactona.

Quais são os inibidores da ECA?

Os medicamentos conhecidos como inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) – Captopril, Enalapril, Lisinopril, Benazepril, Fosinopril, Cilazapril, Ramipril, Quinapril, Perindopril, Trandolapril, Delapril e outros da mesma classe atuam por meio da inibição da formação da angiotensina II, um potente ...

Qual é a função da aldosterona?

A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.

Quais os efeitos da aldosterona?

Segundo Melo, a aldosterona é um hormônio que é liberado pela suprarrenal para que haja a reabsorção de sódio, sal mineral. “É claro que a reabsorção de sódio acaba levando à reabsorção de água. Uma vez levando à reabsorção de água, acaba concentrando a urina e levando a água de volta para a corrente sanguínea.”

Quais são os Diureticos poupadores de potássio?

Os diuréticos poupadores de potássio de uso clínico incluem:
  • Bloqueadores do canal epitelial de sódio. Amilorida. Triantereno.
  • Antagonistas da aldosterona: Espironolactona. Eplerenona.

O que Diureticos poupadores de potássio?

Espironolactona A espironolactona (Aldactone, Diacqua) é um diurético poupador de potássio e é indicado no tratamento da pressão alta e inchaços causados por problemas no funcionamento do coração, doença no fígado ou rins.

Qual mecanismo de ação dos diuréticos poupadores de potássio?

Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.