Triângulo é um polígono de três lados e três ângulos. Há sete tipos de triângulos e sua classificação depende da disposição dos ângulos podendo ser: isósceles, equilátero, escaleno, retângulo, obtuso, agudo ou equiângulo.
1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.
Quais os tipos de triângulos?
Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
Um triângulo é escaleno quando nenhum de seus lados é congruente a nenhum outro, ou seja, todos os seus três lados são diferentes.
Só irá existir um triângulo se, somente se, os seus lados obedeceram à seguinte regra: um de seus lados deve ser maior que o valor absoluto (módulo) da diferença dos outros dois lados e menor que a soma dos outros dois lados. ...
Passo a passo: 1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu triângulo. 3º) Utilizando o compasso, escolha um dos lados dados e transporte esse lado a partir do ponto marcado sobre a reta suporte. Marque esse ponto.
Para construir um triângulo não podemos utilizar qualquer medida, tem que seguir a condição de existência: Para construir um triângulo é necessário que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferença entre essas medidas.
Encontrando as alturas relativas a todos os lados, teremos um ponto formado pelo encontro dessas alturas, que é chamado de ortocentro. Em alguns casos, será necessário prolongar os segmentos de reta das alturas de tal forma que o ortocentro surgirá em um ponto externo ao triângulo.
Usando um compasso. Desenhe uma linha reta. Coloque a régua sobre o papel e, a seguir, passe o lápis ao longo da borda reta. Esse segmento de linha formará um dos lados de seu triângulo equilátero, significando que você deverá desenhar mais duas linhas de tamanho idêntico, cada uma unida à outra em um ângulo de 60°.
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
De cada lado da folha, dobre as duas pontas laterais em direção ao centro, de modo que a parte inferior do losango fique alinhada ao centro do quadrado. Deixe as dobras bem resistentes. Abra as dobras da pipa, uma de cada vez, até que surja um triângulo pequeno na ponta traseira do objeto.
Por possuir lados com dimensões diferentes, os ângulos internos também serão diferentes. Ou seja, o triângulo escaleno é aquele formado por três lados e três ângulos diferentes entre si....Exemplo:
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.
Conforme definição, um triângulo é escaleno quando todos os lados possuem comprimentos diferentes. Logicamente, um triângulo não é escaleno quando possui pelo menos dois lados iguais, ou seja, quando é isósceles.
Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado de base do triângulo isósceles.
É verdade que todo triângulo equilátero é isósceles, mas não é verdade que todo triângulo isósceles é equilátero. ... Um triângulo é considerado equilátero quando possui os três lados congruentes. Além disso, possui os três ângulos internos iguais a 60°.
Definição: Um triângulo é isósceles, se, e somente se, ele tem 2 lados iguais. ... Definição: Um triângulo é equilátero, se, e somente se, ele tem os 3 lados iguais. Obs.: Se o triângulo tem 3 lados iguais, então ele tem 2 lados iguais; logo, todo triângulo equilátero.
Sendo assim, se a condição para ser um triângulo isósceles é ter dois lados com a mesma medida, então é verdade que um triângulo equilátero é isósceles também. Entretanto, o triângulo isósceles não pode ser equilátero, pois a condição é ter os três lados com a mesma medida.
Resposta. Sim. Todo triângulo equilátero é acutângulo, logo se é acutângulo pode ser equilátero. Um triângulo isósceles pode ser retângulo, pode ser obtusângulo e pode ser acutângulo.
Triângulo que possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ângulos congruentes; o ângulo formado pelos lados iguais é chamado ângulo do vértice e os outros dois são chamados ângulos da base.
No triângulo isósceles os ângulos da base tem medidas iguais; A altura do triângulo isósceles tem a mesma medida da bissetriz do ângulo oposto a base.
Diz-se do triângulo ou trapézio que tem dois lados iguais.
[ Geometria ] Cujo diâmetro da base é igual à altura (ex.: cone equilátero).