Filósofos Pré-Socráticos
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:
os quatros grandes períodos da filosofia grega, nos quais seus conteúdos mudam e se enrique são: Período pré-socrático ou Cosmológico; período socrático ou antropológico; Período sistemático e Período helenístico ou grego romano. Explique e caracterize cada um desses períodos.
Os quatro elementos - água, terra , fogo e ar - são uma referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica. Os antigos filósofos da natureza acreditavam que esses eram os elementos básicos na constituição de matéria.
A razão e a intuição são as principais características da filosofia que tem como fundamento a contemplação o deslumbramento pela realidade.
A filosofia antiga visa responder os motivos e causas de todas as coisas por meio da racionalidade. Assim sendo, a filosofia antiga se opõe totalmente aos mitos e os acontecimentos metafóricos. Nesse sentido, a filosofia antiga prega o conhecimento racional nas pessoas.
Antiga = Busca dos primeiros princípios que geram e ordenam a realidade ou o cosmos. Preocupação com o que é a boa vida e a felicidade. ... Preocupação em criar uma "moral" fundada no homem e não em Deus. Ciência desmistificando os dogmas religiosos.
Pré-socrático: foi onde surgiram os primeiros filósofos e ocupavam-se com questões cosmológicas e o estudo da physis. Período clássico ou socrático: houve uma ampliação dos temas, onde o principal era a indagação do homem. ... Pós-socrático: preponderou o interesse pela física e pela ética.
Aristóteles ensinava que os elementos que compunham a Terra eram diferentes daqueles que compunham o céu e o espaço exterior. Segundo ele, a maior parte da dinâmica dos movimentos era determinada principalmente pela natureza e características pró principais que constituíam o objeto movente.
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional.
Principais ideias
Nas Ciências físicas, Aristóteles estudou Anatomia, Embriologia, Geologia, Meteorologia, Física, Zoologia e Geografia. No campo da Filosofia, ele escreveu sobre Arte, Metafísica, Governo, Ética, Economia, Psicologia, Retórica e Teologia. Ele também estudou Educação, Literatura, Poesia e outras culturas.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macedônia (então sob influência grega e onde o grego era a língua predominante), filho de um médico. Aos 17 anos foi enviado à Academia de Platão, em Atenas, onde estudou e produziu filosofia durante 20 anos.
322 a.C.
Academia de Platão367 a.C.–347 a.C.
Aristóteles examina os conceitos de substância e essência, concluindo que uma substância é a combinação daquilo que a compõe, a matéria, e aquilo que a distingue como tal, a forma.
A Teologia de Aristóteles é um texto do Pseudo-Aristóteles que surgiu na primeira metade do século IX durante o califado Abássida em Bagdade. Trata-se da tradução do grego para o árabe, com comentário, dos livros ıv, v e vı das Enéadas de Plotino. ... C.), considerado o primeiro filósofo na tradição árabe islâmica.