Com base nas ideias do sociólogo Boaventura de Souza santos, as vantagens da aproximação entre o sendo comum e a ciência são: o senso comum ativa o lado curioso do ser humano - o que, dependendo da situação, nos faz questionar e buscar a verdade dos fatos e situações.
A diferença é que a sociologia é uma ciência e, por isso, possui métodos científicos que fundamentam suas hipóteses. A sociologia é, basicamente, a ciência que estuda o comportamento da sociedade. ... Contudo, o senso comum não possui base científica, então esse tipo de hipótese não passa de mera especulação.
O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população.
A filosofia se relaciona diretamente com o Conhecimento Científico, visto que foi praticamente a primeira forma de ciência da humanidade; sendo que aos filósofos não cabia apenas refletir, eles estudavam matemática, geometria e toda a natureza.
O conhecimento científico se faz cada vez mais valorizado porque é a forma mais verdadeira e pura conhecida, responsável pelos maiores avanços das sociedades e civilizações. Exemplos claros disso na prática são vacinas, que devido aos conhecimentos científicos se tornaram possíveis, evitando milhões de mortes.
Pelo senso comum, cultura é a educação formal (escola) que uma pessoa tem. ... A cultura, em seu significado real é a maneira de ser, sentir, agir, pensar, de um povo, a maneira simbólica que esse povo usa para transformar a naureza a seu favor; e é restrita apenas aos seres humanos, que são dotados de razão.
Etnocentrismo significa considerar os valores da sua cultura superior a dos demais. O prefixo “etno” vem do grego e se refere à cultura. Etnocentrismo é considerar o seu “etno” como o centro do mundo. Ou seja, etnocentrismo é julgar as outras culturas a partir dos seus próprios valores.
Segundo Czeresnia, a ciência é um componente importante da cultura. “Há uma relação muito grande entre elas [ciência e cultura] nas formas de pensar e representar”, afirma. Ela acrescenta que o saber científico é mediado tanto pela racionalidade quanto pelos sentidos simbólicos.
A tradição é o acto de transmitir lendas, factos, doutrinas, costumes, hábitos, etc, durante um longo período de tempos. ... Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração.
Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração. Stephen R. ... Para além disso, as tradições permitem-nos reforçar a ligação da família e, que por sua vez, nos proporciona integração, amparo, compreensão e sentido de pertença.
Tradição é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.
A cultura é passada de geração em geração de acordo com um processo designado por ENCULTURAÇÃO (necessidade da constituição de uma cultura nacional, que unifique o mercado e centralize o poder), passando por um outro denominado de SOCIALIZAÇÃO, que é durável na vida do homem.
Ao contrário da 'cultura de elite', a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. ... A inspiração da cultura popular vem dos acontecimentos corriqueiros.
Resposta. a cultura é transmitida pela herança social : o indivíduo aprende a cultura no grupo social no meio em que vive.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes. ... A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social.
A cultura manifesta-se por acontecimentos feitos por um povo de tal região/lugar. A cultura trata-se de dança, festas, alimentos, modos de viver, lendas do local, em que acreditam, tudo isso é cultura.
A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
Convivendo com a diversidade
Resposta: A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. ... A cultura insere o indivíduo num meio social. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. ... O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
O ponto chave da questão é o respeito que todos devemos ter quanto a diversidade de ideias. Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo. Isso é sinal de maturidade.