EQST

Quais So As Pulses Freud?

Quais são as pulsões Freud?

Freud fala em pulsões de autoconservação, nunca em instintos de autoconservação. Para ele, a fome e a sede são pulsões. Freud também nunca deixou de considerar que existam pulsões de autoconservação.

O que é pulsão em psicanálise?

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...

O que é pulsão Freud?

A pulsão também é entendida como a "medida da exigência de trabalho imposta ao psíquico em conseqüência de sua relação com o corporal" (FREUD, 1967b, p. 214). ... Assim, a expressão "medida da exigência de trabalho imposto ao psíquico" (FREUD, 1967b, p.

Qual o objetivo da pulsão?

Pulsão (em língua alemã, Trieb; em língua inglesa, drive) designa, em psicanálise, um impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo.

Qual é a fonte da pulsão?

Finalmente, a fonte da pulsão é o interior do corpo. Com efeito, a pulsão esta numa posição intermediária entre o corpo e a psique. Freud, em sua obra Pulsões e destinos das pulsões faz a distinção entre pulsões sexuais e pulsões do eu, como já enfatizado.

Quais são as 4 características da pulsão descritas por Freud em 1915?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte (quelle) é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.

Quais são os componentes da pulsão?

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).

Qual o conceito de pulsão de vida?

A pulsão de vida dentro da Psicanálise fala a respeito da conservação de unidades e dessa tendência. Basicamente, se trata de preservar a vida e existência de um organismo vivo. ... Trata-se de ser constante positivamente, de modo que um ser vivo se direcione à preservação.

Qual a origem da pulsão?

O CONCEITO DE PULSÃO (TRIEB) NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. No artigo A pulsão e seus destinos, Freud indica que “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar” (FREUD, 1996b, p. 129).

Quais são os objetos da pulsão?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

Qual a função do sintoma?

O sintoma é, tal como o inconsciente, estruturado como uma linguagem, porque participa da linguagem e de suas leis. É, também, fala dirigida ao Outro, lugar de onde o sujeito recebe o sentido, a significação de seu sintoma, ou seja, “sua própria mensagem de forma invertida” (Lacan, 1953/1998, p. 299).

Quais são os 4 elementos da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.

Quais são os quatro componentes da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte (quelle) é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.

Quais são os tipos de pulsões?

Hull diferenciava dois tipos de pulsões: As primárias, oriundas das necessidades biológicas (fome, cansaço etc.), e as secundárias, aprendidas, como o medo.

Quais são as vicissitudes da pulsão?

Freud destaca que os destinos da pulsão seriam o narcisismo, a repressão, a sublimação e a reversão no contrário (ambivalência). O narcisismo é um dos destinos da pulsão. Nesta situação, o objeto da pulsão torna-se o próprio eu. ... Na sublimação, outra vicissitude da pulsão, um novo destino é dado aos desejos.

Quais são os representantes Pulsionais?

À pulsão é um processo dinâmico, que impulsiona o organismo em direção a uma meta, o equilíbrio do estado de tensão na fonte pulsional. ... A pulsão em Freud nunca se dá por si mesma ( nem a nível consciente, nem a nível inconsciente), ela só é conhecida pelos seus representantes: a idéia e o afeto.