A caracteristica da vegetacao do cerrado é a presença de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca). presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
Resposta: A produção foca-se nos grãos - milho, soja, arroz, feijão e trigo. O impacto maior é a diminuição da biodiversidade causada pelo uso de inseticidas e o desmatamento feito, além da erosão, causada pelo manejo inadequado do solo.
Resposta. Resposta: Tomando a produto dos principais grãos - Milho, soja, feijão, arroz e trigo.
O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
Como diminuir os impactos ambientais na lavoura?
Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico. Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.
Dependendo do tipo de agrotóxico ingerido pelo homem, ele pode sofrer graves danos de saúde e até mesmo morrer. Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.
“A contaminação das águas pelos agrotóxicos tem efeito direto nos seres vivos que vivem na água, a biota de um modo geral. Se o veneno que chega nas águas for o herbicida, o efeito é direto e pode, por exemplo, matar as plantas aquáticas.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte.
“Se detectar diversos agrotóxicos, mas cada um abaixo do seu limite individual, a água será considerada potável no Brasil. ... Assim, somando todos os limites permitidos para cada um dos agrotóxicos monitorados, a mistura de substâncias na nossa água pode chegar a 1.
Quatorze são “muito perigosos” ao meio ambiente, e 12, considerados “perigosos”. Os mais tóxicos são o Metomil e o Imazetapir, o qual foi emitido registro para quatro empresas. Eles são princípios ativos, ou seja, ingredientes para a produção de agrotóxicos que serão vendidos aos produtores rurais.
glifosato
Vantagens e desvantagens no uso de agrotóxicos
Os agrotóxicos podem ser classificados, de acordo com a praga a que se destinam, como inseticidas (contra insetos em geral), larvicidas (contra larvas de insetos), formicidas (contra formigas), acaricidas (contra ácaros de plantas) carrapaticidas (contra Garrapatos de animais), nematicidas (contra nematóides parasitas ...