EQST

Quais So As Placas Continentais?

Quais são as placas continentais?

O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

O que é uma placa continental E o que é uma placa oceânica?

Convergência oceano-continente: se uma placa tem uma borda continental, ela cavalga a placa oceânica, porque a crosta continental é mais leve e subduz mais facilmente que a crosta oceânica. A borda continental fica enrugada e soergue num cinturão de montanhas, paralela à fossa de mar profundo.

Qual a placa mais densa continental ou oceânica?

A crosta oceânica é mais densa que a crosta continental e a diferença de densidade é determinante dos fenómenos que ocorrem na colisão. Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental.

O que são áreas de divergência entre as placas tectônicas?

Nas zonas de divergência, onde há o afastamento das placas tectônicas, registra-se a abertura de verdadeiras fendas na Terra. Em geral, essas atividades costumam ocorrer em regiões oceânicas, onde a crosta terrestre é mais delgada.

Quais são as placas que existem na América do Sul?

A Placa Sul-Americana possui duas microplacas interiores, a Placa Norte dos Andes, na parte noroeste do continente e que é responsável pela parte norte da Cadeia Andina e a Placa do Altiplano, na parte oeste englobando o sul peruano e o norte chileno.

O que acontece quando uma placa oceânica e uma placa continental colidem?

Quando a margem oceânica de uma placa mista colide com uma placa continental, a crusta oceânica é destruída por subducção e, quando toda a crusta oceânica é destruída, passa a ocorrer colisão entre as duas margens continentais.

O que são as placas convergentes?

2 – Placas convergentes 1 Essas são as placas que vão uma de encontro à outra. A placa mais densa mergulha para baixo da menos densa. É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas.

Porque a placa oceânica e mais densa?

A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima). Tem 5 a 10 km de espessura e é mais densa que a crosta continental por conter mais ferro.

Quando uma placa oceânica vai de encontro a uma placa continental a placa oceânica e Subduzida Por que isso acontece?

A zona subduzida é a primeira a sofrer metamorfismo devido aos elevados aumentos de pressão e temperatura. Como nesta situação a pressão aumenta mais rapidamente que a temperatura, o principal mecanismo de metamorfização é a desidratação, que resulta na libertação de fluidos.

O que são áreas de convergência entre as placas tectônicas e o que elas podem causar?

As placas tectônicas representam as diferentes partes da crosta terrestre e estão sempre em movimento, causando alterações nas formas de relevo do planeta. ... Já os movimentos convergentes de subducção são responsáveis pela formação de cadeias montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, na porção oeste da América do Sul.

Quais são os tipos de placas?

As principais placas tectônicas são:
  • Placa do Pacífico. ...
  • Placa de Nazca. ...
  • Placa Sul-Americana. ...
  • Placa Norte-Americana. ...
  • Placa Africana. ...
  • Placa Antártica. ...
  • Placa Indo-Australiana. ...
  • Placa Euroasiática Ocidental.
Mais itens...

O que acontece quando o limite convergente ocorre entre uma placa oceânica e outra continental?

Quando a colisão ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, geralmente a placa oceânica (mais densa) mergulha sob a placa continental, formando uma zona de subducção.

Onde tem placas convergentes?

2 – Placas convergentes 1 É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas. Os Andes, por exemplo, nasceram do choque entre duas dessas placas, a oceânica de Nazca e a continental Sul-Americana.

Quando uma placa mais densa mergulha?

A placa mais densa mergulha para baixo da menos densa. É o caso do choque entre uma placa oceânica e (mais densa) e outra, continental. Quando essas placas se comprimem, elas acabam dando origem a cadeias montanhosas.