A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.
A transmissão da dengue se dá quando o Aedes aegypti pica uma pessoa doente e, em seguida, morde outra vítima. Da mesma maneira, se ele picar uma pessoa infectada com o vírus da febre amarela, ele também se torna um transmissor dessa doença.
Saiba aqui como evitar de forma simples esta e outras doença causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.
Como identificar o mosquito da Dengue (Aedes aegypti)
No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.
Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
A descoberta da pesquisadora Marylene Brito deixou cientistas brasileiros espantados e com essa mutação, cai por terra uma das antigas verdades sobre o mosquito, ELE PROLIFERA EM ÁGUA SUJA E ATE ÉM ÁGUA SALGADA, exigindo maior atenção e cuidados por parte de todos.
Campos destacou que o inseto é adaptável e persistente e gosta de água limpa e parada. Ele coloca os ovos nas paredes desses criadouros, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre ela. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, os objetos onde pode haver focos.
O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.
O macho não pica, só a fêmea. Antes, a gente pensava que eles só gostavam de água limpa, mas não. O mosquito gosta de água parada, independente da limpeza. E você sabia que o mosquito prefere os cantos e o escurinho?
Repelentes ajudam a evitar a picada do mosquito Por causa dessas particularidades, é essencial adotar algumas medidas para se prevenir, como eliminar focos de água parada e sempre utilizar repelentes. Preferir usar roupas que escondam a pele também é uma medida inteligente.
Tamanho: O tamanho do pernilongo é entre 3 a 4 milímetros, enquanto o do mosquito da dengue pode medir entre 5 a 7 milímetros. Parece pouco, mas é praticamente o dobro do tamanho. Só de bater o olho é possível identificar a diferença entre um e outro.
Isso porque uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE) concluiu que o inseto também pode ser vetor do vírus Zika e possui relevante capacidade vetorial, com a mesma capacidade de infectar que o Aedes aegypti.
Como o Aedes aegypti pode picar durante todo o período diurno e o Culex faz isso durante a noite, isso significa que as pessoas estão expostas às picadas destes insetos durante todo o dia.
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
África
pela fêmea do mosquito. O Aedes aegypti procria em velocidade extrema e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar.
Aedes aegypti
O nome significa "o odioso do Egito" por causa disso. Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego "odioso" e ægypti do latim "do Egipto") é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito da dengue ou pernilongo rajado.
Animal
"O motivo é simples: somente as fêmeas do mosquito transmissor da malária (Anopheles) alimentam-se de sangue humano ou de animais de sangue quente. Os machos preferem néctar e sucos vegetais. "Ao picar um doente, a fêmea ingere formas sangíneas do parasita da malária (do gênero Plasmodium).
Por que só a fêmea pica? A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue.
Os mosquitos-fêmea deste gênero são, para os humanos, os animais mais mortais do mundo, causando anualmente a morte de mais de 1 milhão de pessoas....Anopheles.
Os mosquitos vetores da malária são as fêmeas do gênero Anopheles, que se alimentam do sangue humano. Existem mais de 400 espécies desse gênero que podem transmitir a doença. O macho não transmite a doença, pois se alimenta de seiva e néctares das plantas.