Contudo, os dois animais respeitam o ciclo básico de vida: nasce, cresce, reproduz e morre. As vacas, como são animais mamíferos, são geridas dentro do corpo de suas mães por um período de mais ou menos 9 meses e nasce apenas uma filhote por vez.
Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.
Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias.
O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.
Como saber se a cadela não está mais no cio?
Apesar de não ter data certa para acontecer, para saber quanto tempo dura um cio de uma cadela, é importante entender que a duração depende da frequência do ciclo, já que é diferente para cada pet. Mas, de acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada seis a doze meses”.
Na maioria das vezes, um acasalamento apenas é o suficiente para que a fêmea engravide, mas pode-se acasalar por duas ou três vezes, uma vez ao dia. Não é aconselhável cruzar a cadela nos dois primeiros cios, pois apesar de apta a engravidar, seu organismo ainda não atingiu a maturidade para que ela seja uma boa mãe.
O melhor lugar para a cruza de cachorros é no espaço em que o macho vive, já que, neste local, o território é dele e de mais ninguém – ao contrário das proximidades de onde vive a fêmea, que quando entra no cio atrai uma série de candidatos à cruza para as redondezas.
O ideal é que a cadela permaneça com o macho por pelo menos 5 dias ou até que a fêmea não aceite mais o outro animal. Porém, devido a variação da duração de cada estágio do ciclo estral entre as cadelas, essa determinação apenas visual do momento ideal para realização da cruza pode não ser muito confiável.
E, é claro, deve estar receptiva. Como dissemos no início, não recomendamos forçar nenhum animal a passar por situações que não desejam. Por essas razões, a decisão de colocar os cachorros cruzando deve ser responsável e bem pensada.
A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.
Se estamos falando de um filhote, é provável que essa conduta seja uma espécie de treino para a vida adulta. “No caso, o movimento é uma brincadeira, um exercício”, afirma Alexandre. Carência afetiva e tédio também podem provocar o hábito – enfim, é a saída que o cão encontra para chamar a atenção do dono.
O momento ideal é quando a fêmea já está há pelo menos dois dias sangrando. É nessa ocasião em que as cadelas ovulam e quando o corpo fica mais disposto a receber “convidados”, processo que pode durar uma semana. O animal estará mais receptivo após alguns dias, quando o sangramento for menor.
A fêmea produz vários óvulos e cada um pode ser fecundado por apenas um espermatozoide. Caso namore com vários machos, cada uma de suas células reprodutoras poderá receber espermatozoides de pais diferentes.
6)É verdade que quantas mais vezes cruzar uma fêmea maior será o numero de filhotes? Não, basicamente, o que determina o numero de filhotes em uma gestação é a fêmea( numero de óvulos presentes na ovulação).
Uma vez a ninhada nasça, não há nenhuma regra oficial que defina como deve ser a divisão da prole ou como funcionará a guarda dos filhotes. Fernando diz que é praxe o seguinte acordo: até quatro nascidos, um pertence ao dono do macho. Já em uma ninhada de cinco ou mais filhotes, dois ficam com o pai.
Na verdade uma pílula do dia seguinte para animais ainda não existe. O que existe no mercado é um anticoncepcional injetável que nada mais é do que uma grande dose de um hormônio chamado Progesterona. Esta grande dose de hormônio é aplicada de uma só vez, com o intuito de inviabilizar a gestação.
Interrupção terapêutica da gestação de cadelas e gatas com até 45 dias de prenhez e alternartiva no tratamento da piometra e metrite em cadelas. Frasco com 10 mL.
O cruzamento de cachorro grande com cadela pequena nunca é recomendado. Isso porque o cruzamento é bastante crítico quando se trata de um cachorro de grande porte com uma cadela pequena.
A aplicação do antagonista de receptores de progesterona, aglepristona, na dose de 10 mg/kg/dia, via subcutânea durante 5 dias ou até o abortamento resulta na interrupção da gestação em aproximadamente 97% dos casos27,29.
Ítalo separou algumas dicas sobre como acalmar cachorro que quer cruzar:
O Anticoncepcional Biovet Preve-Gest 5 mg permite retardar ou bloquear o cio de cachorras e gatas, diminuir ou eliminar a hemorragia vulvar e a atração dos machos, evitando a concepção.