Exemplos de procedimentos cirúrgicos
Toracotomia anterolateral: Geralmente, este procedimento é utilizado em casos de emergência, em que é realizada uma incisão ao longo da parte da frente do peito, que pode ser necessária após a ocorrência de um trauma no peito ou para permitir o acesso direto ao coração após uma parada cardíaca.
Quais são as indicações da laparotomia ? As laparotomias estão indicadas quando o paciente tem uma doença abdominal desconhecida, para diagnosticá-la (laparotomia exploratória) ou para fazer uma correção cirúrgica de um mal já identificado (laparotomia eletiva ), nos casos em que a laparoscopia não esteja indicada.
A toracotomia é a abertura cirúrgica do tórax. É efetuada para avaliar e tratar os problemas pulmonares quando os procedimentos não invasivos não são diagnósticos ou têm pouca probabilidade de serem definitivos.
A toracotomia anterolateral esquerda é feita no quinto ou sexto espaço intercostal, iniciando da junção constocondral anteriormente e passando para a linha axilar média lateralmente, seguindo a borda superior da costela.
A incisão mais frequentemente usada é a toracotomia ântero-lateral esquerda no quinto ou sexto espaço intercostal, iniciando-se na junção costo-condral anteriormente e passando pela linha axilar média lateralmente, seguindo a borda superior do arco costal.
Toracotomia com drenagem fechada ou toracotomia com drenagem em selo d'água é um procedimento no qual um dreno calibroso é inserido dentro do tórax e conectado a um dispositivo capaz de fazer pressão negativa e puxar ar ou líquido de dentro da caixa torácica (selo d'água) e impedir que ele se acumule, atrapalhando a ...
Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.
Os drenos torácicos somente são retirados quando a drenagem total estiver estabilizada, por um período de, pelo menos, três horas. No caso de pneumotórax ou hemotórax, clampear o dreno por 12 horas, sendo retirado pelo enfermeiro após este período, depois da avaliação e prescrição médica.