Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.
Tipos de acesso venoso central
Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante; Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão; Adaptar a conexão de duas vias ao cateter; Testar a permeabilidade do sistema.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
O exame do líquido cefalorraquidiano permite o diagnóstico e o estabelecimento da existência ou não de um processo inflamatório relacionado à neurocisticercose.
A coleta do líquor deve ser realizada por um médico e a punção lombar é o método mais comum. A coleta geralmente é realizada com o paciente em decúbito lateral, com anteflexão forçada da cabeça e membros inferiores flexionados, ou sentado, com anteflexão da cabeça.