A Revolução foi influenciada pelos ideais do movimento conhecido por Iluminismo. O lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi adotado como marcha inicial da revolução. O movimento defendia o pensamento racional diante a visão teocêntrica que dominava a Europa.
Os iluministas defendiam ideais como liberdade e constitucionalismo, eram fortes defensores da separação entre Igreja e Estado e, além disso, eram opositores da monarquia absolutista e defensores do método científico.
Resposta. Causas da Revolução Francesa: - Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero; - Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos.
Em 4 de agosto de 1789, os representantes da Assembleia Nacional Constituinte aboliram os privilégios feudais na França. Esse é o período inicial da Revolução Francesa e corresponde aos anos em que os constituintes redigiram uma Constituição para a França e ao período da Assembleia Legislativa.
A escravidão foi abolida, foi criado o diretório e os franceses começaram a se organizar, mas ela acabou culminando na volta da monarquia com a ascensão de Napoleão Bonaparte. A revolução derrubou um rei e posteriormente ergueu um imperador. Desse mofo ficou a França depois da Revolução Francesa.
Consequências: melhorou em geral o padrão de vida da população, e teve uma queda do absolutismo, e expansão do capitalismo, mas também veio o atraso econômico.
B)A Revolução impactou o modo como os governos são organizados. A revolução rompeu com o passado do Antigo Regime e a monarquia absolutista, igualando juridicamente as pessoas. A revolução inspirou a luta de povos de diferentes lugares no mundo, inclusive no Brasil.