Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin.
Os Sovietes era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada,Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.
No dia 25 de outubro de 1917, o soviete de Petrogrado promoveu uma insurreição organizada pelo seu Comitê Militar Revolucionário. O levante obteve sucesso e, dessa forma, Lênin passou a comandar o governo dos comissários do povo.
O Governo Provisório Russo, formado em Petrogrado em 1917, foi o regime que governou, ao menos de jure, a República Russa após a Revolução de Fevereiro e a abdicação do czar Nicolau II, até ser desfeito, na prática, durante a Revolução de Outubro.
A queda da monarquia russa em fevereiro de 1917 deu lugar à formação de um Governo Provisório, formado pela aliança entre forças liberais da burguesia e pelo soviete de Petrogrado (antiga São Petersburgo), capital da Rússia.
A separação entre Igreja e Estado, a ênfase no autogoverno rural, aprovação da jornada de oito horas e a afirmação dos direitos civis fundamentais (como a liberdade de expressão, de imprensa e de reunião) que o governo czarista havia restringido periodicamente mostram o progressismo do Governo Provisório.
O primeiro líder da URSS foi Lenin, responsável por chefiar os bolcheviques na tomada do governo provisório, logo depois da segunda fase da revolução russa de 1917, no mês de outubro. Lenin acreditava que a revolução poderia provocar ataques e eventos rebeldes em outros países do Ocidente.
Embora tenha sido desarticulado dentro da Rússia em 1898, voltou a organizar-se no exterior, tendo como líderes principais Gueorgui Plekhanov, Vladimir Ilyich Ulyanov (conhecido como Lênin) e Lev Bronstein (conhecido como Trotsky).
Mencheviques: Martov; Bolcheviques: Lênin, Stálin , Trotsky e Kamenev.
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, advogado de formação, foi um dos principais líderes jacobinos do período da Convenção....próximo.
Os Principais lideres foram: Robespierre, La Fayette, Danton e Marat.
Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder.